Sancionado projeto de João Gomes que leva xadrez para escolas de Diadema

Joao_570
Foi sancionado em Diadema (SP), projeto de lei de autoria do vereador João Gomes (PRB) que prevê o ensino de xadrez na escolas municipais da cidade. De acordo o projeto, a prática do xadrez é responsável por estimular a autoestima, a competição saudável e o trabalho em equipe, além de proporcionar prazer em seu estudo e prática.
Segundo o republicano, nas escolas que já implantaram o ensino do xadrez foi possível perceber uma melhora no desempenho dos alunos, bem como uma maior integração entre eles. Também foi possível identificar que a experiência do diálogo entre as disciplinas de Educação Física, Matemática e Física contribuiu para o aumento da responsabilidade e do interesse dos alunos pelas aulas, assim como sua atuação como cidadãos, para além do espaço escolar.
“Diadema recebeu muito bem a implantação, os professores e a escola apoiam e incentivam a pratica do xadrez, algumas delas já fazem até concursos com os alunos, e o mais gratificante é saber que esses alunos terão desempenhos cada dia melhor, tanto no aprendizado quanto na vida social, finalizou o vereador.
A nova lei visa, através do xadrez, desenvolver os aspectos cognitivos e éticos nos alunos, para que possam obter melhores resultados nas disciplinas curriculares, no ambiente estudantil e na vida social, viabilizando a todos um esporte que, até bem pouco tempo, era praticado por classes sociais com um padrão sócio-financeiro superior à condição dos alunos matriculados na rede pública de ensino.

Aline Farias – ASCOM – PRB/SP