Roberto Alves quer delegacia especializada em menores vítimas de violência em Campinas

Reuniao_comissao_570
O vereador e presidente da ‘Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente’, Roberto Alves (PRB), anunciou na reunião de terça-feira (06) na Câmara Municipal de Campinas, que os membros da comissão devem reunir-se com o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, para pedir a instalação de uma delegacia especializada no atendimento deste público na cidade.
A delegada e titular da delegacia da Mulher, Maria Cecília Fávaro Lopes, esteve presente e informou que, até junho de 2013, foram registrados 216 casos de violência contra menores, sendo 53 de estupro de vulnerável – todo ato sexual com menores de 14 anos era considerado violento – em que o agressor é o pai ou o padastro da vítima. Nos casos em que a vítima é menor de 12 anos, a maioria trata-se de meninos.
Questionada sobre a necessidade de uma delegacia especializada em Campinas, Maria Cecília admitiu que a estrutura de atendimento dos casos de violência contra a crianças e adolescentes na cidade é inapropriado. “A criança fica no mesmo local onde atendemos conflitos entre os adultos. Não podemos negar que um ambiente mais lúdico e reservado seria um facilitador para nosso trabalho de apuração e para o bem-estar da criança, que já está muito fragilizada”, disse.
A delegada lembrou ainda que é importante romper o ciclo da violência. “Observamos que o ciclo de violência, uma vez instalado, persiste por outras gerações, pois grande número de vítimas na infância são abusadores”, falou. Para ela, uma maior atuação nas escolas com campanhas e educação sobre o tema ajudaria a romper esse processo.
O republicano e os membros da comissão querem ainda ouvir educadores e representantes de escolas sobre o trabalho que é realizado, para discutir ações de prevenção ao tema.

Danielli Ferreira – ASCOM – PRB/SP – Com informações de Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *