São Paulo (SP) – A deputada estadual Edna Macedo (Republicanos/SP) realizou formalmente uma indicação ao governador João Doria, para que empregue as competências e capacidades da FURP (Fundação para o Remédio Popular) no combate ao Covid-19, no Estado de São Paulo.
A FURP é um laboratório farmacêutico público criado pelo Estado de São Paulo em 1968 com a finalidade inicial de produzir medicamentos para o combate as endemias. Ao longo dos anos a Fundação expandiu suas competências e, atualmente, é o maior fabricante público de medicamentos do Brasil e um dos maiores da América Latina. Sua dimensão demonstra a aptidão para suprir a carência de alguns insumos imprescindíveis à pandemia que enfrentamos, como por exemplo, a produção de álcool em gel ou do medicamento cloroquina.
“A potencialidade desta entidade não está sendo empregada até o presente momento. Há um verdadeiro sucateamento e abandono da Fundação, uma vez que desde novembro de 2019, quando foi encerrada a CPI instaurada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para investigar as atividades da FURP, nenhuma recomendação encaminhada ao Governo Estadual foi realizada” – lamentou Edna Macedo.
Pouco antes da conclusão da CPI, em setembro do mesmo ano, o Governador João Doria informou sua intenção de encerrar a Fundação e responsabilizar unicamente a iniciativa privada pela fabricação de medicamentos.
Texto e foto: ASCOM Edna Macedo