Mobilização na internet

artigoÉ consenso entre os especialistas em mídias sociais que o então candidato a presidente dos Estados Unidos — Barack Obama inaugurou, em 2008, um novo tempo no uso da internet durante as eleições.
Diferente dos seus adversários, que dispunham das mesmas ferramentas, como Facebook, Twitter e Youtube, Obama conseguiu com muito sucesso mobilizar os americanos e arrecadar recursos para sua campanha.
Embora as mídias sociais não sejam mais nenhuma novidade como eram naquele ano, o bom uso dessas ferramentas por candidatos em busca de votos continua um grande desafio. Como conquistar pessoas para seu projeto?
Toda ação depende de planejamento. Quem vai a uma guerra sem conhecer o terreno, o exército adversário e o próprio contingente? Não é nada inteligente sair por aí atirando pra todo lado.
Primeiro vamos conhecer nosso “terreno”. Segundo pesquisa Nielsen Ibope, o Brasil atingiu 60 milhões de usuários ativos de internet no último mês de março. O alcance total pode chegar a 84,6 milhões de internautas.
O Facebook, a mídia social mais acessada, tem hoje cerca de 50 milhões de brasileiros que utilizam a plataforma todos os dias. De acordo com a empresa, são mais de 76 milhões de usuários inscritos em todo o Brasil.
É igualmente essencial monitorar e acompanhar o que os “adversários” têm feito na internet. Essa sugestão vale especialmente para candidatos a cargos majoritários em que os votos são disputados com concorrentes definidos.
E por último, não menos importante, é preciso avaliar as próprias forças virtuais para poder traçar o plano de atuação, considerando os fatores acima. Somente quem se conhece de verdade pode convencer os outros.
Nenhuma estratégia na internet substitui a importância da transparência e da comunicação clara e objetiva. O uso das ferramentas deve ser construtivo e propositivo, ou seja, deve conter suas ideias para melhorar a vida das pessoas.
Aos parlamentares e governantes, é fundamental que seus projetos e ações sejam difundidos. Todo investimento nesse sentido representa um passo a mais na consolidação dos apoios virtuais.
Por tudo isso é que convoco os republicanos de todo o Brasil a manterem-se ativos na internet produzindo e compartilhando conteúdos, principalmente os do PRB. Só assim formaremos uma grande rede em favor do Brasil.
Marcos Pereira
Presidente Nacional do PRB
Site: www.marcospereira.com
Blog: http://noticias.r7.com/blogs/marcos-pereira/
 
Youtube: http://www.youtube.com/user/MARCOSPEREIRAPRB10
Twitter: twitter.com/marcospereira04
Instagram: http://instagram.com/marcospereira1010
Facebook: www.facebook.com/marcospereira0404