O presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, decidiu ontem (25) criar mais dois movimentos setoriais do partido: Empreendedorismo e Tecnologia, que será coordenado nacionalmente pelo empresário Mário Mendes Júnior, e Inovação, com Engler Santoni à frente dos trabalhos. A deliberação aconteceu na sede do partido, em São Paulo, ocasião em que ambos assinaram as fichas de filiação ao PRB.
Embora a formalização tenha acontecido somente ontem, Mendes e Santoni mantém estreito relacionamento com o partido. Eles atuaram na campanha de Celso Russomanno a prefeito de São Paulo exatamente no campo de tecnologia e inovação. A sugestão da criação dessas duas novas frentes e o convite aos empresários para a coordenação partiram de Pereira, que vislumbra uma atuação mais forte do partido no setor.
“Não dá pra falar em gestão pública sem tratar de empreendedorismo, tecnologia e inovação. Os governos precisam investir nesses setores a fim de aprimorar os serviços oferecidos para a população. É necessário acompanhar a evolução de modo a facilitar a vida das pessoas”, disse o líder nacional ao chancelar a criação dos movimentos. Agora, o PRB conta com 17 frentes sociais e setoriais. “Precisamos ser protagonistas na política brasileira”, afirma.
Novos coordenadores
Mário Mendes Júnior é um empresário brilhante. Com apenas 34 anos e apaixonado pela África, ele se especializou no assunto e desenvolveu projetos de infraestrutura e tecnologia hospitalar em Angola e Moçambique. Recentemente, lançou um livro chamado ‘Procura-se Jovem Negro Para Salvar o Planeta’ em que conta todas suas experiências no continente “negro” desde 2001, quando passou a atuar naquela região.
“Hoje procuramos jovens talentos africanos para investir neles. Enxergamos uma outra África, aquela que pode e deve crescer de dentro pra fora a partir de um processo de aceleração do conhecimento deles mesmos”, explica o empresário, que também atua como financiador desses novos talentos. “A África nunca teve chance de mostrar que pode ser um país detentor de conhecimento. É uma região capaz de produzir tecnologia, inovação e progresso”, disse.
Mendes se define como otimista e criativo. Com sólida formação em Tecnologia da Informação, é também estudioso e pesquisador de temais socioeconômicos mundiais. No mundo corporativo atua como conselheiro empresarial. Foi fundador da Escola de Negócios Contáveis – ENC, de São Paulo, e lidera o Movimento Independente de Apoio aos Empreendedores dos Países de Língua Portuguesa no Brasil.
Formado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Engler Santoni é hoje conselheiro de inovação e mídias no Wenovate. Empresário de sucesso também no setor de tecnologia, foi um dos responsáveis pela campanha digital de Russomanno em 2012. Com 33 anos, hoje ele assina um blog no R7 em que trata de empreendedorismo e comportamento cibernético.
“Precisamos mostrar que o PRB não é mais um partido político, mas sim um espaço onde discutimos e criamos soluções que possam ser implementadas. Nossas ações devem ser práticas, efetivas e úteis ao cotidiano do cidadão comum”, sugere Santoni. A escolha pelo PRB, diz Mendes, deveu-se pela “identidade republicana” que ele tem com o partido. “Sou um idealista. Acredito que transformações são possíveis”, finaliza.
Diego Polachini – Coord. Com. PRB/SP