Os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará irregularidades nas obras do “Programa Sorocaba Total” escolheram na quinta-feira (4), por unanimidade, o vereador Irineu Toledo (PRB) para presidir a Comissão. O republicano foi responsável por conseguir as assinaturas previstas para a instauração da CPI e protocolou, em junho, um requerimento cobrando detalhes sobre os gastos feitos com respaldo do programa.
De iniciativa do executivo, o “Sorocaba Total” contemplava um conjunto de obras viárias para melhorar o trânsito da cidade, porém diversas irregularidades foram sendo apontadas. “Queremos saber quanto está previsto para ser investido em áreas públicas, quais são os locais e o valor de cada obra especificamente. É uma obrigação do Legislativo, que aprovou o Sorocaba Total, fiscalizar o andamento do programa”, justificou o vereador.
Um dos pontos que vão ser investigados é a construção de guias e calçadas na Avenida Ulisses Guimarães sem a cobrança de taxas, além da licitação e o contrato da obra considerados irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado, no valor de R$ 1,4 milhão.
No início deste ano, o republicano questionou a prefeitura sobre recursos públicos gastos em calçamentos dos loteamentos particulares na avenida e recebeu como resposta que as despesas estavam previstas no “Programa Sorocaba Total”.
A CPI terá 90 dias para concluir as análises, podendo ser prorrogado por mais três meses.
Danielli Ferreira – Com informações Assessoria Vereador Irineu Toledo