Maria Rosas participa do Fórum Nacional da Mulher Empresária

O evento foi promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI)

A deputada federal Maria Rosas participou na manhã da última quarta-feira (19), como 1ª Procuradora Adjunta da Mulher da Câmara dos Deputados, do Fórum Nacional da Mulher Empresária (FNME), realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O evento contou com a presença da Bancada Feminina da Câmara e do Senado, além de representantes de entidades representativas.

Maria Rosas foi recebida pela presidente da FNME, Mônica Monteiro, e pelo presidente da CNI, Antonio Ricardo Alvarez Alban. Durante o encontro, foram discutidas cinco propostas destinadas a fomentar o empreendedorismo feminino, destacando a importância da inserção de mulheres em postos de gestão e liderança no mercado de trabalho. As propostas visam: Incentivar a inserção de mulheres em carreiras conectadas ao novo mundo do trabalho; Fomentar o compromisso das empresas com a diversidade e a promoção da equidade de gênero; Estimular o empreendedorismo e o crescimento das empresas comandadas por mulheres; Fomentar a participação feminina no comércio internacional; Criar oportunidades para a capacitação de lideranças femininas.

A deputada Maria Rosas ressaltou a importância do evento e da pauta do empreendedorismo feminino. “Este fórum é fundamental para discutirmos e implementarmos estratégias que garantam a participação das mulheres no mercado de trabalho de forma que possibilite a igualdade de oportunidade. Quero destacar a importância de criarmos um ambiente favorável para que as mulheres possam exercer plenamente suas capacidades. Isso inclui não apenas oportunidades iguais no mercado de trabalho, mas também o suporte necessário para equilibrar a vida profissional e pessoal”, disse.

O fórum proporcionou um espaço de diálogo e troca de experiências, reforçando o compromisso da Bancada Feminina e das entidades representativas em promover ações que incentivem a formulação de políticas de desenvolvimento de competências e apoio ao empreendedorismo das mulheres brasileiras.

Sobre o Fórum

O FNME é um órgão colegiado de natureza consultiva da CNI, que atua como
mecanismo de apoio à formulação de estratégias para a promoção da diversidade e da liderança feminina. É composto por representantes de empresas, de federações das indústrias e de associações setoriais das principais cadeias produtivas do país, por meio de 30 conselheiras. O órgão também subsidiará a atuação brasileira na Aliança Empresarial de Mulheres do BRICS, mecanismo criado pelos chefes de Estado do Brasil, da Rússia, da Índia, da China e da África do Sul.

O Fórum prioriza a mulher e tem o propósito de estabelecer um marco contemporâneo para incentivar a diversidade e a liderança feminina no ambiente industrial.

Texto e foto: Gisele Rocha – Ascom deputada federal Maria Rosas