Investimento previsto para a execução de projetos das linhas 2 e 19, que atenderão a população de Guarulhos, é de R$ 8 bilhões
O deputado estadual Jorge Wilson Xerife do Consumidor, participou da cerimônia de entrega ao governo estadual das certidões de uso de solo para a execução do projeto de construção das Linhas 2 e 19 do Metrô, em Guarulhos, com investimento estimado em R$ 8 bilhões.
O evento contou ainda com a presença do secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, e do Prefeito Guti.
A Linha 2- Verde, que atualmente já atende o trajeto da Vila Madalena até Vila Prudente, terá 2 fases de implantação: A Fase 1 contempla as estações Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha. A Fase 2 contempla as estações Penha de França, Tiquatira, Paulo Freire, Ponte Grande e Dutra (as duas últimas em Guarulhos).
Já a Linha 19- Celeste possuirá 15 estações, sendo 5 delas em Guarulhos (Itapegica, Dutra, Vila Augusta, Guarulhos, Bosque Maia), e a baldeação entre as linhas ocorrerá na estação Dutra.
“Transporte de qualidade que o cidadão guarulhense sempre sonhou e merece! Estarei de perto acompanhando todos os passos da obra”, reforçou o Jorge Wilson.
Trens
O parlamentar também acompanhou a assinatura do termo aditivo no contrato para a construção do trem de acesso Aeroporto de Guarulhos, Automated People Mover (APM), que conectará os terminais de passageiros do aeroporto à estação da Linha 13-Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CTPM).
O novo sistema vai garantir serviço de qualidade e capacidade de transportar, com eficiência, entre 1.000 até 8.000 passageiros por hora. Com intervalos médios de 6 minutos entre os trens, o People Mover tornará a ligação com a Linha 13-Jade mais rápida e confortável que os ônibus usados atualmente.