Encontro realizado em Euclides da Cunha Paulista discutiu pela primeira vez na cidade o Orçamento do Estado para 2022
O município de Euclides da Cunha Paulista – a 650 quilômetros da cidade de São Paulo – recebeu na última segunda-feira (20), pela primeira vez na sua história, uma audiência pública para discussão do Orçamento do Estado. A reunião foi comandada pelo deputado estadual Gilmaci Santos, presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa.
“A Assembleia Legislativa escreve mais um capítulo importante na sua história ao realizar essa audiência aqui no Pontal do Paranapanema”, destacou o deputado.
Até então, a audiência do Orçamento na região era realizada apenas em Presidente Prudente. O deputado Ênio Tatto (PT), que esteve em Euclides da Cunha Paulista, foi quem propôs a realização na cidade. O presidente da CFOP agradeceu a Tatto pela indicação e destacou a importância do acontecimento para o Parlamento paulista.
Agricultura familiar
A grande demanda apresentada pelos cidadãos, representantes de classe e políticos na audiência foi a agricultura familiar.
“Precisamos de um local para coletar toda a produção dos assentamentos e enviar aos grandes centros”, disse o prefeito da cidade, o republicano Nene Lopes.
“Pedimos para que o Orçamento da Agricultura seja aumentado no ano que vem, para que a gente consiga levar infraestrutura para dentro dos assentamentos”, acrescentou o presidente da Câmara de Euclides da Cunha Paulista, Douglas Fabrício Francisco Alves, o Beril.
“Sabemos que vamos ter dificuldades para atender todas as demandas, mas vamos lutar. Não sãos os grandes produtores que matam a fome da população – esses exportam –, são os pequenos agricultores. Nós entendemos que é uma situação difícil, e não precisamos passar por isso. Basta que o Governo venha e invista”, afirmou Gilmaci Santos.
Outras audiências
As audiências públicas para o Orçamento do Estado de São Paulo em 2022 vão até o dia 14 de outubro. Por conta da pandemia de Coronavírus, os encontros estão sendo realizados de maneira híbrida. Quem quiser participar de forma online, apresentando demandas e sugestões, deverá se inscrever pelo Portal da Alesp, por onde também é possível acompanhar o calendário dos encontros. Para participar de forma presencial, o cidadão deve ir até o local da audiência em sua região e, caso queira se pronunciar, fazer uma inscrição. As audiências públicas são transmitidas ao vivo pelo Facebook da Alesp e pela Rede Alesp, na TV e no Youtube.
Texto e imagem: Ascom deputado estadual Gilmaci Santos