Ferraz de Vasconcelos (SP) – Fora de uso desde a gestão passada, o monitoramento por câmeras poderá ser restabelecido em 60 dias. A garantia foi dada pelo prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o popular Zé Biruta (PRB), durante a última reunião do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg) no final de março.
O encontro reuniu ainda o vice-prefeito Dr. Karim, o presidente da câmara municipal, vereador Flávio Batista de Souza (Inha), além de demais vereadores, secretários municipais representantes das Polícias Militar e Civil e da sociedade em geral.
Além de assegurar a volta da vigilância por meio eletrônico em pontos estratégicos da cidade, uma reivindicação antiga do Conseg, Zé Biruta também anunciou que apesar da falta de dinheiro, continua com a parceria com o governo do estado. No entanto, segundo ele, não há condições de atender toda a demanda existente como, por exemplo, ceder servidores para atuar nas áreas de segurança. “Seria necessário pelo menos designar 50 funcionários, porém, como precisamos reduzir os gastos com a folha de pagamento estourada em mais de 54%, não tem como fazer”, explicou o prefeito do PRB.
O republicano propõe aprofundar o debate a respeito da segurança pública que é uma obrigação constitucional do estado. Contudo, de acordo com o gestor, o município atua como força auxiliar e também na cobrança mais investimentos ao governador, Geraldo Alckmin.
Com a Guarda Civil Municipal (GCM) à míngua, Zé Biruta vai pedir a doação de viaturas usadas ao prefeito de São Paulo, João Doria. No momento, a maioria dos carros encontra-se parada e boa parte deles foi devolvida a locadora por falta de pagamento. “Na realidade, o estado joga o problema para o município resolver”, reclama.
Texto: Ascom Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos
Edição: Agência PRB Nacional