Jovens propõem melhorias e soluções durante o 1º Congresso Nacional de Juventude

30012016-_MG_2696 2

Os jovens presentes no 1º Congresso Nacional da Juventude Republicana participaram, nesta tarde de sábado (30), de uma série de palestra e debates que abordaram temas diversos de interesse da sociedade. No plenário principal da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, os ouvintes conferiram a apresentação do professor Leonardo Barreto, de Brasília, que explanou sobre a importância da participação dos jovens nas decisões públicas. “Oxigenação é preciso, porém a oxigenação apenas dos nomes que hoje estão no poder não é a solução. Acreditar nisso trará apenas frustração”, disse. Ele defende que para uma verdadeira transformação é necessário, também, mudança nas ideias e na forma de se fazer política.

Entre uma pergunta e outra feita pelos estudantes e jovens presentes, Barreto esclareceu que democracia não é apenas voto mas também visibilidade. “Por que não podemos usar a internet como espaço de debate? Por que as decisões precisam ser tão verticais?”, questionou levando o público à reflexão. O professor destacou que a transformação na política é um processo incremental, ou seja, um trabalho constante onde cada geração deve fazer a sua parte. Barreto incentivou, ainda, que os jovens cobrem retorno das atividades apresentadas ao longo da tarde. “As propostas apresentadas hoje por vocês devem ser levadas a sério”, enfatizou.

2
Paulo Barreto durante palestra sobre a importância da participação dos jovens na política: “As propostas apresentadas por vocês devem ser levadas a sério”

Após a palestra, os alunos foram encaminhados ao ciclo de debates. Cerca de mil jovens foram divididos em quatro salas para discutirem os temas educação e trabalho; esporte e cultura; segurança, mobilidade e território; e soluções para corrupção. A metodologia foi a mesma para cada uma das discussões. Os coordenadores estaduais do PRB Juventude assumiram o papel de mediadores e apresentaram temas para análise. Para encerrar a atividade, os jovens elaboraram e apresentaram propostas de soluções.

IMG_5433
Jovens de todo o país expressaram o desejo de descentralizar as atividades culturais e esportivas do centro para as comunidades

No módulo de educação e trabalho, a principal preocupação foi encontrar processos que facilitem a inserção dos jovens no mercado. Segundo Rodrigo Schmegel Gomes, de Gravataí (RS), empresas deixam de efetivar estagiários tendo em vista apenas a questão financeira. Ele define essa ação como um ciclo vicioso. “Os estagiários são dispensados e substituídos por novos estagiários. Raramente é oferecida oportunidade de reconhecimento como um jovem trabalhador que já adquiriu certa experiência”, falou. Para garantir que os estagiários tenham melhores condições e segurança, a proposta de Gomes foi o estabelecimento de legislação que defina contratação com vínculo e direitos empregatícios assim como acontece com aqueles profissionais contratados pelas normas da CLT. Já para os jovens que optaram por debater cultura, o desejo maior foi de descentralizar as atividades culturais do centro para as comunidades.

Esta foi a primeira edição do Congresso Nacional da Juventude Republicana. Os líderes deste movimento e autoridades do cenário político prestigiaram o evento e se pronunciaram sobre a iniciativa. Saiba o que disseram: http://goo.gl/DMpeHK

Texto: Fábia Zuanetti – Ascom PRB/SP

Foto: Alison Leite e Lucas Campos