Mais de 200 pessoas participaram da solenidade na Câmara Municipal, entre elas o deputado federal e ex-prefeito de Mogi, Junji Abe (PSD). Em seu discurso, Pereira destacou a força da juventude de Soares e o desejo do PRB de resgatar a prática da boa política no País. “Você agora faz parte de um partido ficha limpa”, disse ao novo filiado.
O líder republicano fez um relato da história do PRB, que completará 10 anos no próximo dia 25, e pediu para que Mogi contribua na meta de crescimento nas próximas eleições, que é a de eleger no mínimo 300 prefeitos e 3.500 vereadores em todo o Brasil. “Vamos disputar nossa terceira eleição municipal apenas”, ponderou.
Ao convidar Soares para concorrer a prefeito no ano que vem, Pereira falou da importância da cidade para a região e disse que o partido quer fazer um bom debate em favor da população. Outras seis das 11 cidades do Alto Tietê também deverão ter candidaturas do PRB, entre elas Guarulhos, a segunda maior do estado com mais de 1,3 milhão de habitantes.
Soares agradeceu, aceitou o convite e disse “que é com muito respeito que pretende cumprir a missão”. Ele já havia disputado a prefeitura em 2012, mas ficou em segundo lugar. A decisão de deixar o PT rumo ao PRB se deu devido sua busca por mudanças concretas. “Vivemos tempos de incertezas com esse mar de corrupção”, afirmou.
Ao conclamar as pessoas a participar desse projeto, Soares foi além. “Eu quero mudança, mas mais do que isso, eu quero ser a própria mudança. Iniciamos hoje uma nova trajetória. Precisamos reescrever a história e apontar os caminhos a serem seguidos”, disse. Ele também falou da importância de se resgatar a boa política.
Os principais atores políticos de Mogi, segundo o novo presidente municipal, prestigiaram sua posse. Abe, que foi prefeito por dois mandatos, elogiou a decisão de Soares ao vir para o PRB. “Precisamos oxigenar o Brasil”. Ele também fez elogios à importância do PRB no cenário político nacional. “O partido ganhou a confiança das pessoas”, disse.
O deputado estadual Gilmaci Santos (PRB) disse que a chegada de Soares, de apenas 39 anos de idade, ao partido reforça ao máximo a busca de pessoas com qualidade. “Marco Soares representa a renovação política que não só em Mogi, mas no estado de São Paulo e no Brasil precisam na atual conjuntura”, afirmou.
Vereador de Arujá e também pré-candidato a prefeito, Márcio Oliveira disse ver com grande entusiasmo a filiação de Soares, a quem chamou de “pessoa honrada e proba” e que dignifica ainda mais as fileiras do partido. “Nosso projeto no Alto Tietê passa por Mogi das Cruzes, e essa é a hora de construir”.
Oliveira, ao lado do vereador de Guarulhos e coordenador político do PRB, João Barbosa, foi o principal responsável por atrair o advogado ao partido. Eles fizeram a aproximação com o presidente nacional, que apresentou o projeto de médio e longo prazo em curso. Soares quer fazer parte dessa construção.
Também participaram do evento os vereadores de Mogi Carlos Lucarefski e Clodoaldo Moraes; o vice-presidente estadual do PRB, Sérgio Fontellas; a coordenadora do PRB Mulher de Mogi, Maria Cristina Santana; o ex-candidato a vice de Soares, Gilberto Moro, além de vereadores de outros municípios e presidentes de outros partidos.
Por: Diego Polachini – Comunicação – Presidência Nacional
Fotos: Alison Leite