Seminário em Brasília reúne Mulheres Republicanas da Capital SP
Seminário em Brasília reúne Mulheres Republicanas da Capital SP

Mais de 500 mulheres estão reunidas na capital do país para o II Seminário de Formação Política promovido pelo Mulheres Republicanas. Um dos principais objetivos é preparar as lideranças políticas femininas para as eleições municipais de 2020. A abertura oficial do evento ocorreu nesta quinta-feira (7) no Centro de Convenções Brasil 21, na Asa Sul, Brasília, e segue até sábado (9). Lideranças, deputados, autoridades do primeiro escalão do governo federal e de vários estados marcaram presença.

A militância da Capital São Paulo também está representada no evento, para a coordenadora Zuleika Ferreira o encontro fortalece o movimento e também é uma oportunidade de troca de experiências com militâncias de outros estados. “Tem sido uma experiência única e com certeza voltaremos mais qualificadas para continuarmos crescendo com nosso trabalho, tenho conversado com coordenadoras de outras cidades e visto que a troca de experiência pode ser favorável no nosso Projeto”, explicou Zuleika.

São Paulo está entre os estados que mais levou representantes. Coordenada pela deputada federal Maria Rosas a militância têm desenvolvido várias atividades na capital e no interior do Estado. “Temos trabalhado de forma intensificada para fazer o movimento crescer em nosso estado, este evento é uma grande oportunidade para alinharmos o direcionamento nacional das Mulheres Republicanas”, disse a deputada.

A anfitriã do evento, deputada federal Rosangela Gomes, secretária nacional do Mulheres Republicanas, falou do empenho da Executiva Nacional da sigla em estimular e apoiar o trabalho desenvolvido pelo movimento feminino. “O partido sempre esteve ao lado de nós na capacitação feminina para que tenhamos cada vez mais representatividade nas decisões políticas, espaço nas casas legislativas, buscando equilíbrio em todos os ambientes da sociedade”, afirmou a líder republicana. “Muito obrigada por mais uma vez vocês corresponderem ao chamado do Republicanos, das Mulheres Republicanas e terem embarcado conosco nessa jornada de capacitação das futuras líderes dos próximos anos”, disse Rosangela Gomes ao frisar que um dos grandes desafios é ampliar a participação da mulher nos espaços de poder e manter as casas de leis equilibradas.

A animação da plateia ficou por conta do deputado federal e músico Ronaldo Martins, do Republicanos Ceará. Martins cantou o jingle “Somos Republicanos, somos 10” que retrata as raízes do Republicanos e o compromisso com o futuro do país. Na ocasião, o deputado convidou as republicanas a dar sua parcela de contribuição, participando e se envolvendo nas questões políticas. “Aqui estão as futuras vereadoras, as futuras prefeitas do Brasil e nós estamos aqui para apoiá-las. Eu, como presidente do partido no Ceará, para nós é uma alegria podermos presenciar a alegria destas mulheres que farão a diferença em 2020”, disse Martins.

O presidente nacional do Republicanos e vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Marcos Pereira, reforçou que na sigla a mulher não é considerada cota, e sim uma necessidade. “Muito me orgulha o trabalho que vocês têm feito e vamos trabalhar de forma consistente para que todas sejam bem-sucedidas no pleito do ano que vem. Este será o objetivo concreto do partido. Temos uma meta audaciosa, difícil, mas não é inatingível. Nossa meta para o ano que vem é eleger 10% das prefeituras do Brasil, algo em torno de 550. Para as câmara municipais,  a meta é triplicar a bancada eleita em 2016, cerca de 3,6 mil vereadores. Vocês mulheres, aqui presentes, são parte fundamental do nosso compromisso”, disse o presidente, em apoio às pré-candidatas.

Compromisso do parlamento

Também presente ao evento, o presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Rodrigo Maia, enalteceu o compromisso de Marcos Pereira em apostar na força da mulher. Maia frisou, ainda, que a Câmara está empenhada em apoiar e estimular as ações desenvolvidas pelo público feminino. “Que os demais parlamentos possam ter maior participação das mulheres. Na Câmara dos Deputados, sempre estimulamos a participação das mulheres, da agenda feminina, e também contamos com o apoio da bancada feminina para o planejamento da pauta, que hoje conta com 77 deputadas”, disse. Marcos Maia elencou também que a transformação do Brasil só é possível com a participação das mulheres. “A política, assim como todas as áreas da sociedade, precisa do dinamismo e trabalho das mulheres. O Brasil vive mudanças e o desafio é construir um país mais igual”, acrescentou.

Participação feminina de sucesso

Mecias de Jesus, senador pelo Republicanos Roraima, destacou que por trás de um homem de sucesso, há uma grande mulher. Ele afirmou que sua esposa teve um papel crucial em sua eleição ao Senado Federal nas eleições de 2018. “Minha esposa é responsável por 50% da minha eleição, e não apenas ao Senado, ela também atuou como peça fundamental nos três mandatos de deputado federal e líder do Republicanos na Câmara, Jhonatan de Jesus. Foi com a força feminina que tenho em casa que o pequeno Davi aqui conseguiu vencer o gigante Golias com 426 votos”, disse.

Dicas para uma eleição de sucesso foi elencada pela deputada federal pelo Republicanos Amapá, Aline Gurgel. “Mulher, se você acha que não tem afinidade para ser política, saiba que você tem e basta procurar tratar os outros como você gostaria de ser tratada. Eu fiz e faço política em prol do povo. Não precisamos de recursos para fazer política, precisamos de uma rede de contribuintes e de apoiadores. E assim, eu ando com todos que me rodeiam, segurando nas mãos dos que querem ajudar também”, completou.

Cristiane Brito, secretária de Políticas para as Mulheres, adiantou que um dos objetivos para as próximas eleições é que nenhum município fique sem eleger uma mulher sequer. “A ordem é trabalhar por todas as mulheres, indígenas, sertanejas e tantas outras. Direitos humanos são para todos e ninguém pode ficar de fora”, disse.

“Nós devemos estar unidas para que possamos aproveitar esses espaços de fala para debater e ser voz para várias mulheres. Vocês têm o poder de mudar a sua vida. Pegue a caneta e escreva a sua própria história”, completou a prefeita de Francisco Morato, a republicana Renata Sene.

A deputada federal pelo Cidadania-DF, Paula Belmonte, participou da solenidade representando a Procuradoria da Mulher da Câmara. Ela contou sua trajetória de vida e que decidiu ingressar na política para defender os direitos das crianças e jovens. “Nunca tive vida política antes. Por uma situação de vida, resolvi me candidatar para defender as crianças e jovens. Quando entramos para concorrer é de igual para igual com os homens e não podemos subestimar nossa capacidade. não deixe ninguém subestimar sua capacidade. Não estamos no parlamento para competir com os homens. Ao contrário, nossa função é complementar, trazer equilíbrio”, afirmou.

Presente ao evento, a ministra Damares Alves, do Ministério da Mulher, da Família e de Direitos Humanos, enalteceu o Republicanos em acreditar e respeitar as mulheres. “Que extraordinário o que está acontecendo aqui hoje. Eu estou em um partido que valoriza as mulheres. Qual outro reúne as suas filiadas 11 meses antes das eleições? Qual partido capacita as mulheres dessa forma, com seminário e apoio incondicional? Nenhum! Mulher aqui não é pra preencher vaga, não é laranja. Mulher é para ocupar espaço público e para fazer a diferença nos estados, cidades e municípios”, disse a ministra.

Programação

Hoje, sexta-feira (8), a programação do seminário terá início às 9h. Ao longo do dia, estão previstas palestras sobre Comunicação, com a coordenadora da Agência Republicana de Comunicação (Arco), Helen Assumpção; Oratória, com a cientista política e comunicóloga, Daniela Rabelo; Marketing Político Digital, com a publicitária especializada em comunicação digital Natália Mendonça; Legislação Eleitoral, com a pós-doutora em Direito Constitucional, Vânia Aiêta. Também somam ao time de palestrantes o cientista político e diretor da Faculdade Republicana, Leonardo Barreto; Léo Resman e Guto Ferreira da Solomon’s Brain.

No sábado (9), haverão palestras sobre Orientações e Diretrizes do Republicanos, Atividades da FRB e Faculdade Republicana e Regras, recursos para as campanhas eleitorais e orientações com os republicanos Evandro Garla (secretário nacional), Renato Junqueira (presidente da FRB) e Joaquim Mauro (tesoureiro nacional), respectivamente.

Ascom Republicanos Capital SP, com informações da Agência Republicana (arco).

Fotos: Assessoria “Mulheres Republicanas Capital SP”