Ele trabalha no Poder Legislativo da esfera municipal e tem um papel equivalente ao que deputados e senadores possuem nas esferas mais amplas

Você já conhece o candidato que pretende votar? Conhece seus valores, suas bandeiras? Sabe qual é a importância de se eleger um prefeito e um vereador?

O vereador é um agente político, eleito para sua função pelo voto direto e secreto da população. Ele trabalha no Poder Legislativo da esfera municipal e tem um papel equivalente ao que deputados e senadores possuem nas esferas mais amplas. O número de vereadores deve ser proporcional à quantidade de habitantes do município. A Constituição estabelece que em cidades de até 1 milhão de habitantes haja no mínimo 9 e no máximo 21. Em cidades com população entre 1 e 5 milhões, deve haver no mínimo 33 e no máximo 40.

É o vereador que representa os interesses da população perante o Poder Público. Na prática, a atividade mais importante do dia a dia de um vereador é legislar, ou seja, criar e extinguir leis para o município no qual ele pertence. Também fiscalizar ações do Poder Executivo Municipal, ou seja, do prefeito.

Já o prefeito é o gestor do município e está ligado ao Poder Executivo. Cabe a ele cuidar da infraestrutura da cidade, fazer com que a saúde atenda à população, além de cuidar da educação básica e segurança.

Esclarecidas as funções, agora o eleitor está preparado para analisar a trajetória política de cada candidato e, para considerar a quem dar o voto é importante, antes de tudo, estar convicto das causas que você apoia. Todo político tem uma ou mais bandeiras, que podem ser desde as causas de proteção às mulheres, negros, pessoas com deficiência, trabalhadores, empresários até a  liberação ou privatização da economia. Portanto, seu candidato precisa defender as causas (bandeiras) que são valiosas para você, ele precisa te representar. 

Um vereador trabalha para defender ideias moldadas pela própria sociedade e, isso se dá nas Câmaras Municipais, por meio de discussões, criação e efetivação de políticas públicas consolidadas, que, por sua vez, vão nortear as ações do prefeito. Logo, um precisa do outro – vereadores e prefeitos caminham juntos pela melhoria do município. Por isso, é igualmente importante que ambos tenham um plano de trabalho, conheçam bem a cidade, as necessidades, as demandas da população.

Princípios, valores morais e éticos, a trajetória em trabalhos sociais e os posicionamentos sobre temas mais complexos também devem ser levados em conta na escolha de um candidato. Lembre-se que ele será seu porta-voz, por isso, é muito mais que afinidade, é compromisso com o desenvolvimento do seu município para o bem-estar de todos. Fazer uma escolha consciente representa um futuro melhor  para todos!

*Maria Rosas é deputada federal pelo Republicanos São Paulo e secretária estadual do Mulheres Republicanas SP

 
Related Posts