Brasília (DF) – Em discurso proferido no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados, o deputado republicano Antonio Bulhões (SP) lamentou os altos níveis de desemprego registrados no Brasil. O parlamentar lembra que quase 13 milhões de pessoas estão sem oportunidade de exercer um ofício.
“É uma situação devastadora tanto do ponto de vista individual, quanto do ponto de vista social, uma vez que provoca endividamento, instabilidade e redução no consumo de itens essenciais. Toda essa realidade mexe diretamente com a rotina das famílias brasileiras”, pontuou.
Segundo ele, o número de postos faltantes no país é de mais de 23 milhões, até o momento. “No semestre passado, até mesmo o trabalho autônomo e informal perdeu força em face da crise. Este é o pior momento do mercado de trabalho brasileiro desde 1991”.
Bulhões finalizou seu pronunciamento alertando sobre a necessidade de políticas públicas voltadas para o fomento de novos empregos. “O fortalecimento do mercado de trabalho, correlato ao desenvolvimento econômico, é sem dúvida essencial à promoção do desenvolvimento social, com combate efetivo à desigualdade e à concentração de riqueza”, acrescentou.
Texto: Fernanda Cunha – Ascom Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes