Conjunto habitacional entregue com toda a infraestrutura atende famílias com renda de até cinco salários mínimos
O deputado estadual Wellington Moura acompanhou, no último dia 16, o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, na entrega de 200 casas do Conjunto Residencial José Ramos Filho, em Ipaussu, região de Marília.
Durante sua fala na cerimônia de entrega de chaves, o parlamentar falou da importância daquele momento. “É um dia de muita alegria. São 200 famílias que hoje alcançam a realização de um sonho. Quando avançamos com os projetos habitacionais, garantimos à dignidade das pessoas”, disse.
“Hoje é um dia muito feliz na vida de cada um de vocês, receber a casa própria é a realização de um sonho, a segurança de um lar para poder criar seus filhos e seus netos”, disse Rodrigo Garcia.
O empreendimento é resultado de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Ipaussu, que doou o terreno. A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) investiu R$ 18,6 milhões na obra.
Wellington Moura é vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e reforçou, durante a cerimônia, o seu compromisso em apoiar projetos que diminuam o déficit habitacional no estado. “Pode contar comigo na Assembleia Legislativa. Precisamos avançar com os projetos de habitação de interesse social. Temos que atender às famílias de baixa renda facilitando o acesso à moradia digna”, destacou.
As famílias contempladas foram escolhidas por meio de sorteio eletrônico auditado, realizado em novembro de 2020. As casas possuem dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e área útil de 47,87 m². Foram entregues com piso cerâmico, azulejo no banheiro, na cozinha e na área de serviço. As unidades possuem laje, cobertura em estrutura metálica e sistema de geração de energia solar fotovoltaica. O residencial conta com infraestrutura completa: redes de água, elétrica e esgoto; pavimentação, drenagem, urbanismo, muro de arrimo e iluminação pública.
Política Habitacional de São Paulo
O financiamento dos imóveis segue as novas diretrizes da Política Habitacional do Estado de São Paulo, que preveem juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Os contemplados pagarão praticamente o mesmo valor ao longo dos trinta anos de contrato, que sofrerá apenas a correção monetária calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o índice oficial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao estipular o valor das parcelas, é avaliada a renda familiar, para comprometer, no máximo, 20% dos rendimentos mensais com as prestações da casa. Em Ipaussu, 98% das famílias sorteadas têm renda mensal de até cinco salários mínimos.
Texto: Ascom – deputado estadual Wellington Moura
Foto: Wesley Ribeiro/Ascom – deputado estadual Wellington Moura