O jovem tem 35 anos, é formado em Direito e casado com Priscila. E é pré-candidato a prefeito na cidade pelo PRB. No dia 14 de maio, a cidade acompanhou o lançamento da sua pré-candidatura. Na ocasião, os deputados do PRB Roberto Alves (federal) e Sebastião Santos (estadual) representando as respectivas bancadas do partido, na Câmara e na Assembleia Legislativa, declararam apoio e o incentivam neste projeto.
O PRB São Paulo conversou essa semana com o pré-candidato a prefeito João Garcia para saber o que ele pensa e quer para Votuporanga. Acompanhe.
PRB São Paulo – Já disputou outras eleições e/ou ocupou outros cargos eletivos ou administrativos?
João Garcia – Em 2012 fui candidato a vereador sendo o décimo mais votado. Mesmo a Câmara Municipal de Votuporanga sendo composta por 15 (quinze) parlamentares, não assumi uma cadeira por questão de quociente eleitoral.
PRB São Paulo – Porque escolheu o PRB?
JG – O PRB é uma instituição política democrática que defende o direito e garantia fundamentais dos cidadãos brasileiros; que defende os direitos humanos e sociais com a construção de escolas, postos de saúde, hospitais e moradia; defende os direitos da criança, do adolescente, do idoso, promove a preservação do meio ambiente. Prega a liberdade de expressão, os valores da família e, sobretudo, acredita que a administração pública deve estar a serviço dos interesses coletivos do povo. E é assim que eu penso, assim fiz minha escolha pelo PRB.
PRB São Paulo – Porque aceitou o desafio de disputar a prefeitura?
JG – Quero ser prefeito porque amo a cidade de Votuporanga. Aqui nasci, me criei, estudei, iniciei minha vida profissional e aqui tenho minhas empresas. Tenho uma imensa gratidão por esta cidade. Votuporanga é uma cidade de gente ordeira e trabalhadora, que faz dela uma cidade rica. O amor pela minha cidade seria a principal condição para querer ser prefeito. Mas, o mais importante é o desejo de melhorar a vida das pessoas, lembrando que a política é o único meio de transformação. Sei que a cidade tem muitos desafios, mas eles não me assustam. Pelo contrário, me encorajam. Em minha vida já me deparei com muitos problemas e sempre tive disposição para resolvê-los. Quero levar esta experiência e a minha boa vontade para a prefeitura a fim de servir ao próximo.
PRB São Paulo – Já tem aliança com quantos partidos para a disputa? Quais são eles?
JG – Como o PRB é o partido que cuja meta é servir à população, estamos conversando com os demais partidos; buscando as ideias convergentes e neste sentido iremos compor as futuras coligações visando o melhor para Votuporanga.
PRB São Paulo – Como você analisa a situação atual de sua cidade?
JG – Vejo que em Votuporanga se constrói muito, porém, prédios por si só não garantem a qualidade dos atendimentos; é preciso implementar melhoria aos serviços que são prestados à população. Este é um dos itens que precisam de atenção. Outra coisa é a má conservação dos espaços públicos tais como ruas, calçadas, praças que sempre atrapalham a vida das pessoas seja para o caminho de casa para o trabalho ou prática do lazer. Também é preciso oferecer incentivos às empresas que realmente se propõem a criar postos de trabalho, porque com trabalho e renda as pessoas se tornam independentes.
PRB São Paulo – Qual é o principal problema de seu município hoje? Como pretende resolvê-lo?
JG – A corrupção, existente hoje no país, que envolve o desvio de recursos dos cofres públicos é grave, mas penso que tão grave quanto isto é negar oportunidade para que as pessoas possam produzir. Penso que um dos principais problemas da nossa Votuporanga é esse, não ser mais da população e sim estar sob o domínio de um pequeno grupo de pessoas.
PRB São Paulo – Conte-nos em poucas linhas um pouco de suas principais propostas.
JG – O plano de governo que iremos elaborar deverá contemplar todos os itens que influenciam diretamente na qualidade de vida da população. Por isso vamos trazer propostas para as áreas de Abastecimento, Segurança Alimentar e Consumo Consciente; Assistência Social; Comunidade e segurança; Cultura; Desenvolvimento Econômico; Educação; Esporte e Lazer; Gestão Pública; Habitação; Meio Ambiente; Mobilidade Urbana e Acessibilidade; Mulheres e Saúde. O Plano será elaborado por meio de uma aliança comunidade-governo que permitirá mudanças na cultura política porque os cidadãos serão chamados para participar como tais, isto é, como cidadãos e não como clientes. O plano terá como foco a melhoria da qualidade de vida da população.
PRB São Paulo – Como você vê a situação do Brasil hoje?
JG – O Brasil é um país que está em construção há quinhentos anos. Hora ele evolui, hora fica estagnado e há períodos de retrocessos. Penso que, neste momento, depois das crises políticas que acabaram impactando também na economia, ele vai voltar a crescer. Os problemas que emergiram mostraram que o país tem instituições fortes, que os três poderes institucionais são independentes e que a população está vigilante. Com estes ingredientes acredito que o progresso ainda que tardio irá acontecer. Eu espero um novo Brasil, que vou ajudar a construir a partir do crescimento do meu município.
PRB São Paulo – Como você se descreveria como pessoa?
JG – Quando nasci minha mãe fez um pedido a Deus, na seguinte ordem: que seu filho fosse trabalhador, bem humorado e se possível, bonito. Perdi minha mãe muito cedo, com apenas quinze anos. Ela não chegou a conhecer o resultado de suas preces, mas eu posso garantir a todos e a ela que Deus a atendeu nos dois primeiros itens: abraço o trabalho como meu lema de vida e faço tudo com alegria.
Ping-pong
Sua motivação: Um futuro melhor para todos brasileiros e em especial para os votuporanguenses.
Um sonho: Ser prefeito de Votuporanga.
Família: Meu porto seguro.
Cidade: Lugar onde as pessoas vivem. Por isso ela deve ser acolhedora.
Brasil: Minha pátria amada, onde pretendo viver até o fim de minha vida, por isso torço e trabalho para que ele dê certo.
PRB: O partido brasileiro democrático que trabalha pelo cidadão e respeita a liberdade política dos cidadãos.
Inspiração: Tiradentes, Rui Barbosa e ex-presidente Juscelino Kubstcek.
Confiança: Na liberdade e no trabalho.
Uma frase: “E então meus caros americanos; perguntem não o que seu país pode fazer por vocês, sim o que vocês podem fazer pelo seu país” -John Kennedy.
Quem é você: Um brasileiro que gosta de conviver com gente.
Uma mentira: Quem espera sempre alcança.
Uma verdade: Só no dicionário o sucesso vem antes do trabalho.
Entrevista conduzida pela Ascom PRB São Paulo