Mais da metade dos policiais brasileiros afirma ser favorável a desmilitarização da Polícia Militar e pelo menos um terço dos entrevistados está insatisfeito com a atual hierarquia policial, em que são subordinados ao Exército, ocupando cargos como força auxiliar.
O resultado faz parte de uma recente pesquisa feita pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas. Foram entrevistados 21,1 mil agentes de segurança pública de todo o País.
O deputado federal Otoniel Lima (PRB-SP) é o autor de uma PEC sobre o assunto. A proposta prevê a desmilitarização da categoria, criando a carreira única para a polícia federal, que extingue os cargos atuais e cria novos cargos por meio de concurso interno de meritocracia para todos.
“A desmilitarização é a melhor forma de combater o desgaste e insatisfação da categoria que se sente menosprezada por serem subordinados ao Exército”, disse o republicano. A proposta de desmilitarização requer a mudança da Constituição, para que polícias constituam um único cargo e que todos tenham a mesma formação civil.
Aline Farias – ASCOM – PRB/SP