“Parlamento sem mulher é um parlamento sem democracia”, defende Rosangela Gomes

3
A declaração foi durante encontro promovido entre prefeitas e vereadoras eleitas pelo PRB

A coordenadora estadual do PRB Mulher em São Paulo, Ana Karin Andrade, promoveu, nesta sexta-feira (11), um evento de recepção a todas as republicanas eleitas para o mandato 2017-2020. O encontro aconteceu no auditório José Alencar, na sede do PRB, no bairro da Aclimação. A coordenadora do movimento feminino na capital paulista, Pricila Menin, e a coordenadora nacional do PRB Mulher, a deputada federal Rosangela Gomes (RJ), também estiveram presentes para homenagear eleitas e candidatas e apresentar o planejamento do PRB Mulher para os próximos anos.

Em todo o Brasil, foram 11 prefeitas, uma vice-prefeita e 228 vereadoras eleitas pelo PRB. Números que expressam crescimento de 48% em relação às eleições municipais de 2012. São Paulo foi o segundo estado que mais elegeu vereadoras, 32 no total, perdendo apenas para Minas Gerais (33).

Palco de grandes conquistas

9
São Paulo elegeu 32 vereadoras e três prefeitas em todo o Estado de SP

Com 169.942 habitantes, a cidade de Francisco Morato será a maior cidade a ser administrada por uma republicana. Renata Sene foi eleita com 23.515 votos. Já em Presidente Epitácio, Cássia Furlan foi eleita prefeita com 9.330 votos, o equivalente a 48,37% dos votos válidos. Já Santa Isabel elegeu a empresária e republicana Fábia Porto. Com 53,37% dos votos válidos (15.541), ela assumirá o mais importante cargo na administração pública municipal.

Prefeita eleita e reeleita na cidade de Cruzeiro, Ana Karin Andrade compartilhou parte de sua experiência e trajetória como administradora pública. “As mulheres têm um jeito particular de administrar. Elas humanizam o relacionamento entre a gestão pública e o povo”, relatou. Para Pricila Menin, o número cada vez maior de mulheres eleitas está quebrando a maneira tradicional de se fazer política. “A ciência da política é algo que deve ser discutido todos os dias. Política faz parte do crescimento democrático do país”, declarou.

Reconhecimento e união

Cada prefeita, vereadora e candidata presente recebeu um certificado da coordenação estadual do movimento feminino. “Nos unimos nesta tarde para mostrarmos que estamos juntas e que juntas somos ainda mais fortes”, disse Ana.

Em discurso comovente, Rosangela Gomes agradeceu a liderança do presidente nacional (licenciado) do PRB e Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). “Marcos Pereira é o maior incentivador do trabalho do PRB Mulher”. A coordenadora nacional defendeu, ainda, que “um parlamento sem mulher é um parlamento sem democracia. Desejo e trabalho para que o nosso país continue sendo um palco de grandes conquistas. 52% da população brasileira são mulheres, mas nem sequer 14% destas estão presentes nas casas de leis. Ainda há muito a se fazer. Democracia é o equilíbrio entre homens e mulheres”.

Para a republicana, é preciso mais mulheres no poder para que haja uma luta mais forte por equiparidade salarial, maior força no combate à violência contra mulher e investimentos em saúde feminina. “Com frequência vemos homens defendendo recursos para asfaltos e obras, mas não os vemos defendendo investimentos em mamógrafos”. Para as eleições de 2018, a republicana apresentou a meta de eleger uma deputada estadual e uma deputada federal. “É o que falta para o PRB Mulher SP”, destacou.

Veja mais imagens do evento:
1 2 7 8 9
Confira a lista completa dos eleitos pelo PRB:
Bancadas 2017-2020: Prefeitos, Vice-Prefeitos e Vereadores
 
 

Texto: Fábia Zuanetti – Coord. Ascom PRB/SP

Fotos: Lucas Campos – Ascom PRB/SP