O líder republicano agradeceu a homenagem, contou um pouco do seu drama pessoal – filho de uma empregada com seu patrão, adotado por um casal e criado com a avó paterna adotiva – e revelou os laços que o unem a Araraquara. “Fiz parte da aquisição da Rede Mulher (sediada na cidade), por volta do ano 2000, e fui sócio até que se transformou em Record News”.
Pereira disse ver em Farias “não apenas mais um vereador do PRB, mas verdadeira liderança política e um grande amigo que encarna nas trincheiras araraquarenses os valores republicanos que defendemos”. Disse mais: “Sua postura firme, algumas vezes incompreendida, revela um batalhador pelas coisas em que acredita”. Dessa forma, vê com bons olhos sua potencial candidatura em Araraquara.
Na sexta-feira, Pereira e Farias estiveram com o prefeito Barbieri, que fez um apelo para que o partido voltasse para sua base de sustentação. Desde 2013, em virtude de discordâncias políticas, o PRB passou a agir de forma independente na Câmara, embora o outro vereador do partido, Raimundo Bezerra, ainda esteja no grupo governista. “No momento certo ele sairá da base”, afirmou o presidente.
Em seu discurso, Barbieri disse que “a história de Marcos Pereira é uma obra de Deus” e exaltou sua liderança à frente do PRB. “Falei ontem com o vice-presidente Michel Temer e ele me disse que você foi uma gratíssima revelação política dos últimos anos”. O prefeito de Araraquara destacou ainda as dificuldades enfrentadas pelo município e pediu a ajuda de Pereira.
Ao justificar a homenagem, Farias disse que o Brasil vive uma grave crise de confiança política e que “precisa de pessoas de bem como Marcos Pereira para atrair ainda mais pessoas de bem” para a vida pública. “Sua história de vida é cheia de elementos que tinham tudo para dar errado, mas se transformou num homem exemplar que pratica o bem no seu cotidiano”, discursou.
O autor da proposta fez duras críticas à corrupção ao afirmar que “fizeram da política um instrumento de enriquecimento ilícito”. Farias garantiu que continuará trabalhando “para vencer o mal” em Araraquara e que “está à disposição do PRB como um soldado e militante republicano” que tem sido. Sua pré-candidatura a prefeito é bem recebida por boa parcela da população.
Bezerra, por sua vez, também elogiou a forte liderança do presidente do PRB e disse que “a arte de liderar não pode ser aprendida em livro algum”. Os deputados Gilmaci Santos (estadual) e Roberto Alves (federal), ambos do PRB, igualmente destacaram as virtudes de Pereira na condução não apenas do partido, mas da própria vida. “Por isso trabalhamos de forma sincronizada”, afirmou Santos.
Participaram do evento o deputado estadual Wellington Moura (PRB), do chefe de gabinete da Secretaria de Esportes, Aildo Rodrigues, o presidente do PRB em Araraquara, Marcelo Lopes, além de prefeitos, vereadores da cidade e da região e representantes de outros parlamentares, entre eles os deputados estaduais Sebastião Santos (PRB) e Orlando Bolçone (PSB).
Repercussão na imprensa
Na tarde de ontem (10), o presidente Marcos Pereira e o vereador João Farias visitaram três jornais, uma emissora de TV e uma revista. O deputado estadual Gilmaci Santos e o vereador Raimundo Bezerra também acompanharam as agendas. Perguntado a respeito de uma eventual candidatura de Farias a prefeito, Pereira disse apoiar.
“Partido que quer crescer tem que disputar eleição. Entendo que João Farias reúne condições para concorrer a prefeito de Araraquara. Ele tem total liberdade para decidir, e se decidir disputar terá nosso apoio”, afirmou. O objetivo do PRB é no mínimo triplicar a presença do partido nas câmaras municipais e prefeituras, especialmente aquelas acima de 200 mil habitantes.
Leia mais aqui.
Diego Polachini – Comunicação – Presidência Nacional
Fotos: Alison Leite