Republicano quer ampliar programa 'Agente Mirim de Defesa Civil'

IMG_2791
“Quando se trata de salvar uma vida, qualquer segundo pode ser crucial”
Preocupado com a segurança da população, o candidato a deputado federal, advogado e especialista em defesa civil Eduardo Matias criou, em 2007, o programa ‘Agente Mirim de Defesa Civil’ para ensinar crianças e adolescentes como devem agir em caso de acidentes ou desastres naturais, tais como enchentes, deslizamentos de terra, temporais, e também alertá-las sobre os perigos das drogas.
eduardo-251Implantado em mais de 19 municípios do Estado de São Paulo, cerca de 8 mil crianças já participam do programa. “Esse número só tem a aumentar, meu objetivo é ampliar o programa por todo o Estado e, futuramente, por todo o país”, afirma Matias.
Segundo o republicano, a maioria da população desconhece o telefone da defesa civil e, em casos de desastres, acabam ligando para a polícia (190), quando o correto seria contatar defesa civil, que tem todo o aparato para dar as primeiras instruções. “Quando se trata de salvar uma vida, qualquer segundo pode ser crucial”, concluiu.
O número de emergência para contatar a defesa civil é o (199), está no ar 24 horas por dia e conta com médicos de plantão para dar os primeiros atendimentos pelo próprio telefone.
Projeto de campanha
Candidato pelo PRB, Matias quer ampliar o programa de conscientização por todo o país, defender e elevar a importância da defesa civil. “Fiz uma pesquisa em 2010 com mil pessoas para saber quem conhecia os quatro números de emergência e somente quatro pessoas me responderam. Isso é um dado alarmante, pois o principal órgão responsável pela prevenção de desastres e socorro está esquecido, e quem sofre com isso é a própria população que sobrecarrega os outros órgãos como os Bombeiros e o SAMU, aumentando a demanda, o que faz com que demore mais para o socorro chegar até a vítima”.
Sobre sua inserção na política, Matias explica: “Filiar-me ao PRB foi uma excelente escolha. Juntos poderemos erguer essa bandeira, conscientizar a população e diminuir consideravelmente o número de vítimas em acidentes e desastres naturais”.
Defesa Civil
A Defesa Civil é o órgão especializado em ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais e os incidentes tecnológicos, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social.
Entre outras medidas, cabe a ela coordenar e supervisionar as ações de defesa civil, manter e atualizar as informações específicas, elaborar e implementar programas e projetos, prever recursos orçamentários para as ações assistências, capacitar recursos humanos, providenciar a distribuição e controle de suprimentos e propor a decretação ou homologação de situação de emergência ou de estado de calamidade pública.
As ações de defesa civil tem a função básica de proteger a vida, por meio de ações de prevenção, preparação, resposta e recuperação voltadas à proteção.
 

Aline Farias – ASCOM -PRB/SP