Barretos – Conhecida mundialmente pela festa do peão de boiadeiro, além da grande importância que o hospital do Câncer tem mostrado pelo Brasil a fora, Barretos hoje é uma realidade entre os atrativos do turismo no Estado de São Paulo. Aprovada nesta terça-feira (16/05), por unanimidade pelos 94 deputados da Assembleia Legislativa, a PL 305/2017, classificando a cidade como “Município de Interesse Turístico”. Com a conquista do selo turístico à cidade receberá anualmente, por meio do departamento de apoio ao desenvolvimento das estâncias (DADE), da Secretaria Estadual de Turismo, o valor de R$ 650 mil para fomentação do turismo local e regional, permitindo uma abrangência na geração de emprego e renda extra ao município.
Mas, a trajetória do MIT iniciou-se no ano de 2014, sendo executado no dia 16 de maio de 2015, quando o deputado estadual Sebastião Santos (PRB) protocolou a PL 757, com a documentação necessária para tramitação do projeto nas comissões de Constituição Justiça e Redação (CCJR) e de Atividades Econômicas (CAE), ambas aprovadas também por unanimidade pela maioria dos deputados.
Já no dia quatro de agosto de 2016, o parlamentar recebeu das mãos do prefeito de Barretos, Guilherme Ávila e do Secretário Municipal de Turismo, Adriano Santos, as últimas documentações que faltavam e o plano diretor de turismo para juntada nas ações do projeto inicial, em evento realizado no centro de convenções do Barretos Country Hotel.
“Depois de 163 anos, Barretos é reconhecida pelo seu turismo e passará a receber R$ 650 mil reais para investimento no turismo, geração de novos empregos, visibilidade nacional e internacional. Batalhamos forte na Assembleia Legislativa para que esse sonho fosse realizado”, relatou Santos. “Além da tradicional festa do peão e o hospital do câncer, Barretos possui potencial em diversas áreas do turismo, esse acontecimento histórico ficará no marco da cidade”.
O deputado barretense afirma, ainda, que o município fez a “lição de casa” após apresentar toda documentação. Enquadrada em oito tópicos, das 13 estabelecidos na lei complementar nº 1.261 de abril de 2015, que classifica cidades com potencial de adquirir o selo de ‘Estâncias e de Municípios de Interesse Turístico’, Barretos classificou-se no turismo negócios e eventos, saúde, rural, cultural, religioso, estudos e intercâmbio, pesca e social. “Quem ganha com isso é a população barretense, que desfrutará das novidades que o turismo trará de benefício para a cidade”, explica.
O republicano finaliza dizendo sobre a continuidade do trabalho para que Barretos possa também pleitear o ranqueamento de ‘Estância Turística’. “A nossa luta para ajudar no reconhecimento aos barretenses só está no início, agora vamos trabalhar para que em pouco tempo venhamos ser reconhecidos como Estância Turística”, diz.
Após a aprovação na Assembleia Legislativa, o PL 305/2017 será enviada para sanção do Governador Geraldo Alckmin.
Texto e foto: Abrahão Hackme – Ascom Deputado Sebastião Santos