Maria Rosas
Maria Rosas é professora com especialização em Alfabetização e lecionou por 16 anos em escolas públicas e comunidades carentes. Também é formada em Administração de Empresas.
Foi voluntária, por mais de 30 anos, em causas sociais e ex-presidente da Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social (ABADS), antiga Pestalozzi de São Paulo, onde foram realizados, só nos últimos dois anos de sua gestão, 520 mil atendimentos gratuitos e, inseridas 350 pessoas com deficiência intelectual e autismo no mercado de trabalho. Também é coordenadora do Grupo Fama, que acolhe e apoia familiares de crianças autistas, dando o apoio necessário para a construção de uma sociedade inclusiva.
Coordenou o projeto de ressocialização de pessoas em situação de rua, por meio do oferecimento de cursos profissionalizantes em todo o Brasil. Apenas no ano de 2017, foram 278 pessoas ingressaram no mercado.
Realizou trabalho voluntariado por dois anos no Instituto Nacional do Câncer – INCA (Cruz Vermelha), Unidade de Vila Izabel, atendendo famílias e cuidadores. Realizou trabalho de utilidade pública no programa de rádio “De Mulher pra Mulher”, em Campos dos Goytacazes, por três anos (1992/1995); coordenou o Projeto Ler e Escrever (alfabetização de jovens e adultos), no Estado do Rio de Janeiro, por quatro anos (1991/1995), no qual foram alfabetizados 380 alunos.
Foi eleita deputada federal pelo Republicanos São Paulo com 71.745 votos.
Sua atividade legislativa é voltada para os direitos da educação básica, da mulher e da pessoa com deficiência. É presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Básica e Alfabetização no Brasil. Maria Rosas é titular do Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes), órgão técnico-legislativo da Câmara dos Deputados composto por 23 parlamentares que conduzem análises e estudos estratégicos para o Brasil.
É secretária estadual do movimento Mulheres Republicanas São Paulo.