Brasília (DF) – Antes mesmo do inicio da legislatura, em fevereiro, o deputado federal Vinicius Carvalho (PRB-SP), já estava trabalhando em ritmo acelerado, intensificando o trabalho no interior de São Paulo e na capital paulista. Os meses que se seguiram não foram diferentes e o ritmo de trabalho só aumentou. De volta à Câmara dos Deputados, o republicano foi indicado para integrar a polêmica Comissão da Reforma da Previdência e, eleito por unanimidade, assumiu também a vice-presidência da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio.
No primeiro semestre, a Defesa do Consumidor também continuou sendo uma de suas principais bandeiras. Titular no colegiado, Carvalho defendeu a proposta que mantém obrigatório o transporte de bagagem extra, sem cobrança extras por parte das companhias aéreas. Foi destaque na imprensa com o projeto de sua autoria que impede corte de água e luz de usuários de baixa renda. E apresentou proposta que obriga postos a comercializar combustível pelos preço anterior ao reajuste de preços, enquanto durarem o estoque do combustível comprados anteriormente à vigência do aumento.
Na Comissão de Segurança Pública, mais destaques na atuação do republicano. Carvalho foi relator do projeto de lei que cria delegacia da mulher em municípios com menos de 60 mil habitantes e apresentou parecer favorável. “Mais do que necessária, esta medida é urgente”, alertou. O colegiado também aprovou o requerimento de sua autoria pedindo a realização de audiência pública para debater a utilização do Fundo Nacional Antidrogas (Funad).
Relator da Comissão de Unificação das Polícias, o parlamentar embarcou em missão oficial para os Estados Unidos e Canadá com a finalidade de trazer subsídios de experiências positivas do exterior, que serão incluídos no relatório final previsto para ser entregue em meados do próximo ano. “A consciência de que a integração é o melhor caminho para a segurança pública já está consolidada na cultura policial norte-americana”, afirmou.
O parlamentar também seguiu em duas outras missões internacionais: a primeira integrando a comitiva presidencial para Rússia e Noruega, onde buscaram investimentos para o Brasil, e a segunda, indicado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, acompanhou o ministro Marcos Pereira (PRB) em viagem à Israel, Portugal e Espanha. “Pude presenciar o grande esforço que o Executivo federal está fazendo para trazer o Brasil crescer em todos os sentidos”, afirmou, otimista.
Texto: Danielli Guerson – Ascom deputado federal Vinicius Carvalho
Foto: Douglas Gomes