Pela proposta, a prefeitura deve instalar caixas coletoras com um sistema eletrônico de monitoramento que enviará um alerta quando estiver cheia, para que a Secretaria de Manutenção da cidade, possa gerenciar a limpeza e desobstruir os “Bueiros Inteligentes” instalados no município. O projeto determina que, para a execução do programa, a prefeitura pode celebrar convênios com entidades públicas ou privadas.
“Com a implantação do programa ‘Bueiro Inteligente’, nosso intuito é que o escoamento da água seja realmente feito de maneira eficaz e ágil, com bueiros e bocas de lobo sempre limpos para escoar as águas pluviais e minimizarem os efeitos dos alagamentos e enchentes”, defende Flávia Carvalho.
Saiba mais
O “Bueiro Inteligente” consiste em um cesto coletor com alças laterais de metal produzido em diversas medidas de acordo com cada boca de lobo, especificamente para cada modelo que já existe em diversos bairro e região, afim de facilitar o trabalho de limpeza, remoção e manutenção.
Cidades como Blumenau, Rio de Janeiro e São Paulo já fazem uso do produto e comprovadamente já melhoraram o escoamento de água nas ruas e geraram mais qualidade de vida à população.
Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida