A Câmara Municipal de Divinolândia aprovou projeto de lei de autoria do vereador Julio Cesar “Julião” que designa a criação do “Banco de Material de Construção”. A proposição tem por objetivo destinar materiais de construções e reforma a famílias carentes do município. “Um cidadão sem lugar digno para morar está sujeito a doenças, não tem motivação para o trabalho e, pior de tudo, tem sua dignidade e cidadania desrespeitadas”, disse o parlamentar.
Para Julião, o problema habitacional é de nível nacional e exige uma grande dose de esforço e boa vontade para solucioná-la. “No entanto, entendemos que as medidas mais simples, às vezes, são as mais eficazes”, analisa. A coleta de material, tanto novo como usado, será feita pela Prefeitura de Divinolândia em lojas especializadas, obras de construções, prédios demolidos ou qualquer outro local onde haja doação de materiais que possam ser aproveitados para melhorias na habitação popular.
O projeto foi pensado para atender, especialmente, pessoas de baixa renda que passam por necessidades no momento de construir ou reformar suas casas. As famílias deverão preencher um cadastro e, após ter seu perfil avaliado, receberão gratuitamente blocos, telhas, portas, janelas, entre outros itens. “É uma medida simples, mas que praticada ao longo do tempo, resgatará a dignidade de muitos cidadãos e dará um bom destino ao desperdício de materiais de construção”, conclui o republicano.
Texto: Fábia Zuanetti – Coord. Ascom PRB/SP, com informações Ascom Vereador Julião
Fotos: Site Prefeitura de Divinolândia e Ascom Vereador Julião