O Governo do Estado, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), lançou na quinta-feira (05),no Palácio dos Bandeirantes, o Programa de Apoio ao Voluntariado do Estado de São Paulo – SP Voluntário. Participaram da cerimônia o governador Geraldo Alckmin, o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Rogerio Hamam, e o representante residente do PNUD, Jorge Chediek.
O objetivo do SP Vountário é elaborar e implantar políticas, projetos e ações que promovam a atuação do voluntariado nas unidades públicas do Estado de São Paulo.
Rogerio Hamam explicou o porquê de o programa ser inovador e falou da alegria de estar frente à iniciativa. “Nosso intuito é organizar e articular a ação social no Estado. Vamos formar uma rede de apoio ao voluntário. Será também disponibilizado o Portal onde concentrará as
informações do programa, entre elas os mapeamentos de todas as secretarias. Queremos unir esforços”, afirmou.
Para Alckmin, o lançamento não poderia ter sido em melhor data, 5 de dezembro: o Dia Internacional do Voluntariado. “São Paulo é um Estado acolhedor, com 20 milhões de habitantes. A parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e o PNUD é para criar uma rede que proporcione qualificação e integração”.
O Decreto foi assinado pelo governador, instituindo o Programa de Apoio ao Voluntariado do Estado de São Paulo. Já Hamam e Chediek – representante de dois órgãos da Organização das Nações Unidas (ONU): a Unites Nations Volunteers (UNV) e PNUD – assinaram o Protocolo de Intenções.
“Este documento tem como meta apoiar ações de voluntariado junto aos órgãos e entidades públicas, contando com o envolvimento das Secretarias de Estado e organizações do terceiro setor, identificando áreas de cooperação de interesse mútuo, possibilitando o fortalecimento das ações de voluntariado no Estado”, explicou Hamam.
Representando o PNUD, Chediek agradeceu a parceria com o Governo de São Paulo e falou do papel de tantos anônimos que atuam em nome do coletivo. “Nossos voluntários são importantes porque trabalham para construir um mundo melhor. Não temos todas as respostas para todos os problemas, mas é necessário o engajamento proporcionado pelo voluntariado. Isso só é possível por meio da articulação dos esforços. Fiquei muito impressionado com o Vivaleite, um projeto da Secretaria de Desenvolvimento Social que atende mais de 600 mil famílias paulistas e que conta com a importante ajuda de voluntários”, contou.
Portal
A Secretaria de Desenvolvimento Social também lançou o Portal do Voluntariado, espaço virtual que será o ponto de referência dos
voluntários paulistas, gestores públicos e programas realizados nos órgãos do Governo de São Paulo. Além disso, o ambiente da web será uma grande rede de prestação de serviços, com conteúdo atualizado, diálogo, rede de relacionamentos e espaço educacional.
Assessoria de Imprensa Secretaria de Desenvolvimento Social