Ao lado do diretor do Vivaleite, Antônio Carlos Pupo de Freitas, Rodrigues pediu empenho das empresas quanto à qualidade do produto, logística de distribuição e de armazenamento, além de auxiliarem na visibilidade do projeto por todo o interior de São Paulo. “Foi um encontro produtivo que teve como objetivo encontrar caminhos que nos levem a melhorar ainda mais este que é talvez o maior projeto de segurança alimentar do Brasil”, disse o coordenador.
Outro ponto discutido está relacionado à ampliação da distribuição. De acordo com Rodrigues, o atendimento está entre 7% e 9% abaixo da capacidade licitada. “Há muitos municípios que podem e precisam aumentar o número de inscritos no Vivaleite. Com isso podemos beneficiar aqueles que mais precisam”, explica o coordenador. Para Rodrigues, é fundamental aliar a busca pela excelência do projeto com a demanda social.
Informatização do Vivaleite
Um dos maiores esforços da Cosan está na informatização do Projeto Vivaleite. O objetivo é fornecer um cartão magnético a cada um dos beneficiados. A distribuição será controlada por meio de uma central inteligente. “Acreditamos que com essa medida daremos mais um importante passo no controle do desperdício. Com os eventuais remanejamentos atenderemos a quem realmente precisa do leite”, conclui Aildo Rodrigues.
Projeto Vivaleite
O Vivaleite é um projeto social de distribuição gratuita de leite fluido, pasteurizado, com teor de gordura mínimo de 3%, enriquecido com ferro e Vitaminas A e D. Cada beneficiário recebe 15 litros de leite por mês. Em janeiro de 2011, sua gestão foi transferida da Secretaria de Agricultura para a Secretaria de Desenvolvimento Social.
O projeto tem o objetivo de oferecer um complemento alimentar seguro e de alto valor nutritivo às pessoas de baixa renda, além de gerar, de forma indireta, novos empregos no campo.
São 115 milhões de litros de leite enriquecido distribuídos por ano, beneficiando aproximadamente 520,5 mil crianças e mais de 111,5 mil idosos em todo Estado de São Paulo.
Diego Polachini- Diretor de Comunicação Institucional – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social