Presidente estadual do Republicanos foi escolhido pelo governador Tarcísio para comandar uma das principais pastas do governo estadual
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou nesta quinta-feira (22) a nomeação de Roberto Carneiro, presidente estadual do Republicanos, para o cargo de secretário estadual da Casa Civil. Na pasta, que desempenha um papel estratégico na gestão, ele substitui Arthur Lima, nomeado para a Secretaria de Justiça e Cidadania.
A Casa Civil é a Secretaria responsável por assessorar diretamente o Governador de São Paulo no desempenho de suas funções. Sua principal missão é garantir a coordenação e a integração das ações governamentais, assegurando que as propostas e projetos estejam alinhados às diretrizes estratégicas e ao interesse público. Cabe à pasta analisar o mérito e a viabilidade das políticas públicas, além de acompanhar de perto a execução das atividades de todos os órgãos e entidades estaduais.
No campo institucional, a Casa Civil desempenha um papel estratégico ao assessorar o Governador nas funções legislativas e no acompanhamento de proposições junto à Assembleia Legislativa. A Secretaria também atua na formulação de políticas internacionais e na gestão de honorificências, zelando sempre pela conformidade técnica e legal de todos os atos de Governo.
“Em todos os seus espaços de atuação, o Republicanos tem um compromisso com a eficiência na gestão pública e o cuidado com a população. É assim que vamos trabalhar na secretaria, levando políticas públicas de qualidade a todos os cantos de São Paulo. Agradeço a confiança do nosso presidente nacional Marcos Pereira, que me convidou para comandar o partido no Estado e apoia incondicionalmente o trabalho desenvolvido desde 2023”, disse Carneiro.
Currículo
Formado em Gestão e Empreendedorismo pela PUC/RS, o presidente do Republicanos SP tem uma longa ficha de serviços prestados na vida pública. No governo do Estado do Espírito Santo, ocupou os cargos de Secretário de Esportes, da Casa Civil, e de Governo.
Roberto Carneiro também foi secretário de Governo da capital, Vitória, e Diretor-Geral da Assembleia Legislativa do capixaba.
Em 2023, aceitou o convite do deputado federal e presidente nacional do partido, Marcos Pereira, para assumir o comando do Republicanos no maior Estado do Brasil.

