Roberto Alves está em Missão Oficial à Nova Zelândia e Austrália juntamente com a Comissão do Esporte

img_8451
Alves com a comitiva da Comissão do Esporte e os responsáveis pela visita guiada

Com o objetivo de fundamentar o Plano Nacional do Desporto, o deputado Roberto Alves (PRB-SP), juntamente com uma comitiva de deputados membros da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados (CESPO), estará até o dia 11 de novembro em Missão Oficial à Nova Zelândia e Austrália, com o objetivo de conhecer o sistema esportivo dos dois países.

“Nós, membros da comissão, temos o papel de acompanhar e conhecer as políticas que são destaques na área esportiva, e o momento é muito propício. Nosso colegiado está elaborando um texto-base do Plano Nacional do Desporto (PND) e consideramos muito importante os fundamentos de sistemas esportivos mundiais que são modelos de sucesso, como é o caso da Austrália e Nova Zelândia”, afirma o republicano.

O PND é o documento que implementará uma política a longo prazo, com metas e prioridades e com definições de competências do Governo Federal, governos estaduais e municípios. Roberto Alves acredita que a experiência in loco irá agregar e subsidiar a construção da proposta, “só com uma visita guiada conseguiremos ter uma visão ampla e de fato tentar trazê-la para o Brasil. Veremos como deve ser construído esse sistema de sucesso também para o usufruto do brasileiro”, acredita.

Para o presidente da CESPO, deputado César Halum (PRB-TO) é necessário que neste momento em que o deporto brasileiro busca uma política consolidada para a área, os deputados estejam sintonizados com os países que se destacam no cenário esportivo mundial, tanto em alto rendimento, como no esporte escolar e de participação.

“Em dezembro realizaremos nossa terceira mesa-redonda que vem debatendo o Plano Nacional do Desporto, sem dúvidas voltaremos da Austrália e da Nova Zelândia prontos para contribuir de forma enriquecedora para o PND”, diz o presidente.

A comitiva foi formada também pelos deputados Evandro Roman, José Rocha, Flávia Morais, Roberto Góes e Arnaldo Jordy.

img_8448
O republicano com CEO da Aut Millennium, Mike Stanley, e com o chefe executivo da HPSNZ National Training Center, Alex Baumann

No roteiro já está definido visitas aos Comitês Olímpicos dos dois países, institutos esportivos e outras entidades ligadas ao esporte, conforme a programação abaixo:

Auckland, Nova Zelândia – 

04/nov: Reunião com presidente do Comitê Olímpico da Nova Zelândia, senhor Mike Stanley, e com o executivo da HPSNZ National Training Center, senhor Alex Baumann, seguida de visita às instalações de treinamento e performance da AUT Millenium.

Canberra, Austrália – 

07/nov: Reunião com o executivo da Australian Sports Commission, Matt Favier, e com outros representantes da entidade, seguida de visita às instalações do Australian Institute of Sport.

08/nov: Visita ao parlamento australiano e reunião com membros do Comitê Parlamentar de Saúde, Idosos e Esporte.

Sydney, Austrália – 

09/nov: Reunião com a presidente do Comitê Olímpico Australiano, senhora Fiona de Jong, e visita às instalações da entidade.

10/nov: Visita às instalações do NSW Institute of Sport, legado dos Jogos Olímpicos de Sydney em 2000

11/nov: Visita a uma Sporting School, ainda a confirmar.

Fonte: Ana Lídia Monteiro – Ascom Deputado Federal Roberto Alves