Osasco (SP) – O município de Osasco tem em seu calendário oficial a Semana Municipal de Combate e Prevenção à Obesidade infantil. As ações têm o objetivo de orientar a população por meio de procedimentos informativos e educativos, acerca dos males provocados pela obesidade infantil.
O assunto foi apresentado na Câmara Municipal de Osasco pelo vereador Ricardo Silva (PRB), que por meio de uma moção de apoio, destacou a importância da alimentação saudável. O parlamentar alertou que segundo dados do IBGE quase metade (47,6%) das crianças brasileiras de 5 a 9 anos têm obesidade ou sobrepeso. E na faixa etária de 10 a 19 anos, um em cada quatro (26,45%) está acima do peso. “Os números crescentes de excesso de peso na população adulta e infantil está se tornando uma preocupação cada vez maior para os gestores públicos, uma vez que este é um dos fatores determinantes para a ocorrência de muitos problemas de saúde no Brasil e no mundo”, disse o vereador.
“Vale lembrar que as práticas alimentares da família são muito importantes na saúde da criança durante a primeira infância. A obesidade infantil, segundo especialistas, ainda pode trazer malefícios para a criança como: queda no rendimento escolar e depressão, variações no sono, problemas de baixa autoestima, diabetes e outros”, explicou.
Ricardo Silva destacou que os especialistas defendem que a principal causa da obesidade infantil atualmente são os maus hábitos, tanto alimentares quanto o sedentarismo. Via de regra, o consumo em excesso de açúcar, sódio, gordura saturada e gordura trans são os grandes vilões da alimentação, numa lista que engloba itens como: refrigerantes, lanches fast food, bebidas açucaradas, salgadinhos de pacote, biscoitos recheados, bolinhos, bisnaguinhas e doces.
A preocupação do vereador é fazer com que a semana de combate a obesidade infantil sirva para que todos tenham mais conscientização quanto a importância de atuar no combate a obesidade infantil. “Em minhas conversas com especialistas, pude ver que é importante incentivar e tentar consumir cinco frutas e legumes por dia, manter o entretenimento eletrônico em duas horas ou menos, incluir pelo menos uma hora brincadeiras ativas, esquecer bebidas açucaradas e beber bastante água. Além disso, procurar por um acompanhamento nutricional, para que nossas crianças possam ter uma vida saudável e com saúde”, ressaltou.
Texto e foto: Ascom – vereador Ricardo Silva