Republicanos SP tem crescimento de 300% no número de prefeitos eleitos

Candidatos do partido ainda disputam o segundo turno em quatro municípios paulistas

O Republicanos SP terminou o primeiro turno das eleições municipais de 2024 com um aumento de 300% no número de prefeitos eleitos em todo o Estado. A legenda, que elegeu 20 chefes de Executivo Municipal em 2020, conquistou 80 prefeituras neste domingo (6). Candidatos do partido ainda disputam o segundo turno em quatro cidades: Barueri, Santos, Sumaré e Taubaté.

A sigla reelegeu os prefeitos de duas das maiores cidades do interior paulista: Dário Saadi, de Campinas; e Rodrigo Manga, de Sorocaba. Além disso, manteve o comando em municípios da grande São Paulo onde já governava há dois mandatos e tinha administrações bem avaliadas em pesquisas de opinião, casos de Francisco Morato e Embu das Artes.

Para o presidente estadual Roberto Carneiro, o resultado é fruto do planejamento do partido para a disputa das eleições municipais e do modelo descentralizado de formação de lideranças. “O partido tem coordenadores regionais que atuam bem próximos dos municípios e conhecem a realidade local. Realizamos uma série de agendas e eventos de qualificação em todo o Estado, preparando os nossos quadros para essas eleições”, explica.

O Republicanos SP também teve um crescimento expressivo no número de vice-prefeitos eleitos. Foram 24 em 2020 e 81 no último domingo, o que significa um aumento de 285%.

Legislativo

O resultado também foi positivo na eleição para as Câmaras Municipais de todo o Estado. A bancada de vereadores do partido cresceu 138% neste pleito, passando de 373 eleitos para 889.