Brasília (DF) – Os deputados republicanos João Campos (PRB-GO), Rosangela Gomes (PRB-RJ) e Marcelo Squassoni (PRB-SP) prestigiaram a posse do novo presidente da República, Jair Messias Bolsonaro. O presidente e seu vice, Hamilton Mourão, foram nomeados em solenidade realizada nesta terça-feira (1º), no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados.
Em seu primeiro discurso como presidente, Bolsonaro enfatizou a agenda econômica e destacou a importância do apoio de deputados e senadores para a efetivação das reformas estruturantes e o estímulo ao livre mercado.
Para o deputado João Campos, a fala do presidente foi oportuna e reforçou junto à população a importância do Poder Legislativo nessas mudanças. “A clareza do presidente em relação à participação dos parlamentares é muito válida porque é impossível viabilizar reformas sem o apoio do Parlamento”, avaliou.
Na opinião de João Campos, a agenda do presidente Bolsonaro representa grande parte dos deputados e senadores. “Sinto muito boa vontade por parte do Congresso Nacional com o novo governo, que tem uma agenda conhecida de reformas e de enfrentamento à corrupção e à impunidade, com o fortalecimento de mecanismos que impendem o crescimento da violência”, disse.
Na avaliação do deputado Marcelo Squassoni, no que diz respeito às pautas que fomentam o desenvolvimento, o novo presidente terá o apoio do PRB. “O presidente Jair Bolsonaro assume em um momento importante para o Brasil, de retomada da economia. O partido tem todo o interesse no crescimento do país e apoiaremos as medidas que caminharem nesse sentido”.
Também presente na cerimônia, a deputada Rosangela Gomes destacou a expectativa dos brasileiros que elegeram Bolsonaro com 55 milhões de votos. “O povo renova a esperança nesta nova gestão. Queremos um caminho novo em 2019”, afirmou.
Bolsonaro finalizou seu discurso reafirmando o compromisso de unir o povo, honrar a família, combater a ideologia de gênero e “partilhar o poder de forma progressiva, responsável e consciente”.
Os deputados Antonio Bulhões (PRB-SP), Vitor Paulo (PRB-DF) e César Halum (PRB-TO)também estiveram presentes. A cerimônia contou, ainda, com a presença de líderes internacionais como os primeiros-ministros de Israel, Benjamin Netanyahu, e da Hungria, Viktor Orbán, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, além do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.
Após a cerimônia no Congresso Nacional, Bolsonaro seguiu para o Palácio do Planalto, onde recebeu a faixa presidencial do seu antecessor Michel Temer (MDB). Posteriormente, aconteceu a nomeação dos 22 ministros de Estado.
Texto: Fernanda Cunha, com edição de Mônica Donato / Ascom Liderança do PRB
Foto: Pablo Valadares