Projeto de Wellington Moura que amplia o Teste do Pezinho em SP é aprovado pela CCJ

570x360 aprovado-pl-wellington-moura-prb-ampliacao-teste-do-pezinho-sp-foto-agencia-brasil-29-10-15-01
Com a ampliação do procedimento proposta por Wellington Moura, será possível a detecção de 56 tipos de Erros Inatos do Metabolismo (EIM)
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou, na quarta-feira (28/10), o Projeto de Lei nº 1303/2015, apresentado pelo deputado estadual Wellington Moura (PRB), que propõe a realização do Teste de Triagem Neonatal, o conhecido Teste do Pezinho, na modalidade ampliada, em Espectromia de Massa em Tandem (EIM), em bebês nascidos nos hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde da rede pública de todo o Estado.
“Vencemos mais uma etapa na aprovação dessa proposta que vai permitir o diagnóstico de doenças que antes só era possível quando a criança apresentava os sintomas. É uma iniciativa que irá beneficiar as futuras gerações do nosso estado”, disse Moura.
aprovado-pl-wellington-moura-prb-ampliacao-teste-do-pezinho-sp-foto-ascom-29-10-15-02Atualmente, o Teste do Pezinho feito pela rede pública de saúde, consegue diagnosticar seis tipos de doenças. Com o projeto de lei do republicano, será possível a detecção de 56 tipos de Erros Inatos do Metabolismo (EIM). Muitas crianças com doenças metabólicas são aparentemente saudáveis ao nascimento e podem levar até meses ou anos para manifestarem os primeiros sintomas da doença. “Com o diagnóstico precoce das moléstias, será possível iniciar um tratamento mais rápido, o que contribuirá para o progresso da saúde no estado de São Paulo”, disse.
O PL ainda será analisado pelas Comissões de Finanças, Orçamento e Planejamento e Saúde, para então seguir para votação em plenário.

Texto: Miriam Silva / Ascom – deputado estadual Wellington Moura
Foto 01: Agência Brasil / Foto 02: Ascom