O projeto de lei de autoria do vereador Roberto Alves foi alçado ao patamar de lei, na ultima terça-feira (21), ao ser sancionado pelo prefeito Jonas Donizete e publicado no diário oficial da cidade de Campinas.
O texto institui a ‘Semana de Prevenção e Controle do Colesterol’ que ocorrerá anualmente, na segunda semana de agosto, em postos de saúde e hospitais públicos, na intenção de diagnosticar altos índices de colesterol e de orientar na prevenção deste importante fator de risco para a saúde.
O colesterol é encontrado naturalmente no organismo e é essencial para o bom funcionamento do mesmo. Porém, um tipo específico de colesterol denominado lipoproteína de baixa-densidade (ou LDL), em níveis muito altos, acarreta grandes riscos à saúde do coração, por acumular-se às paredes das artérias e órgãos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em dados de 2013, aproximadamente 17 milhões de pessoas morrem em todo o mundo em decorrência de problemas no coração. No Brasil, Cerca de 40% da população apresenta níveis elevados de colesterol, atingindo inclusive os mais jovens.
Sara Cupertino – ASCOM Vereador Roberto Alves