O programa Centro de Excelência disponibiliza locais para treinamento de atletas de alto rendimento, numa parceria entre SELJ e federações responsáveis por cada modalidade esportiva. A medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, Maurren Maggi prestigiou a solenidade, já que iniciou sua carreira no Projeto Futuro, embrião dos Centros de Excelência. A novidade passa a ser a criação dos Centros de Formação Esportiva, onde atletas iniciantes terão à disposição treinadores, médicos e a estrutura necessária para prática esportiva. O governador Geraldo Alckmin valorizou o investimento de quase R$ 21 milhões no esporte em um momento de crise econômica no Brasil. “Esse recurso vai auxiliar na inclusão social, na saúde, qualidade de vida e no combate à criminalidade. São Paulo investe porque acredita no poder transformador do esporte”, disse o governador.
Entre os oito centros de excelência, serão disponibilizadas as seguintes modalidades: judô, atletismo, basquete, vôlei, natação e nado sincronizado. Já nos 13 centros de formação serão oferecidos o boxe, karatê interestilos, judô, atletismo, vôlei, basquete, tênis, karatê e wellness. Vale lembrar que algumas modalidades serão realizadas em mais de um núcleo, por isso o número total é de 44 cidades atendidas.
O secretário Jean Madeira falou sobre os projetos Centro de Excelência e de Formação Esportiva. “Acreditar e investir no esporte gera resultados imediatos. O jovem precisa dessa atenção especial, portanto, a criação dos Centros de Formação vai gerar mais oportunidades para aqueles que buscam uma oportunidade. Já os Centros de Excelência terão seu trabalho ainda mais competente no trabalho com atletas de ponta”, concluiu o secretário republicano.
Texto e foto: Ascom / SELJ