A convite do deputado estadual Gilmaci Santos, a republicana filiou-se ao partido em setembro do ano passado. “Recebi votos nas urnas e fui oficializada prefeita. Mas mais importante do que isso é receber da vida a incumbência de cuidar de tantas outras”, discursou. Ana Karin se comprometeu em, com o mesmo respeito e apreço que cumpre seu mandato em Cruzeiro, assumir as rédeas da coordenação estadual do movimento feminino em São Paulo. “Na noite desta quinta-feira, mais um passo está sendo dado por mim e, independente das provações, estou aqui, firme e forte, para dizer que venci e enxergo em mim as condições para dar início a um novo trabalho para todas aquelas cruzarem o meu caminho”.
Preparo e determinação
Para apresentar o currículo de Ana Karin Dias Almeida Andrade, é preciso resumir. A republicana é formada em Magistério Especializado em Alfabetização, em Música e em Administração. É pós-graduada em Marketing pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), em Marketing Político, pela USP (Universidade de São Paulo), e em Gerência de Cidade, pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado). Gestora pública na região do Vale do Paraíba, ganhou reconhecimento e diversos prêmios, nacionais e internacionais, ao longo de sua carreira e gestão. Conheça mais sobre sua trajetória aqui.
Vez, voto e credibilidade
A coordenadora nacional do PRB Mulher, Rosângela Gomes, agradeceu o presidente nacional do partido, Marcos Pereira, pela crença na força feminina na política. “O PRB tem uma característica muito diferente dos outros partidos. Aqui no PRB, a mulher tem vez, tem voto e tem credibilidade. No PRB a mulher não é vendida e não é passada para trás”, disse. A republicana, que também é deputada federal, falou sobre os desafios do combate a violência física e psíquica contra a mulher e frisou, ainda, as eleições municipais. “Tenho certeza que não faltarão militantes para que a gente possa eleger a maior bancada de mulheres desse partido”.
Cota e competência
O presidente nacional do partido, Marcos Pereira, citou a presença de duas fortes figuras femininas na Câmara Federal, deputada Rosângela Gomes (RJ) e deputada Tia Eron (BA). Para ele, é fundamental a lei que garante 30% de cota para candidatas mulheres em cada um dos partidos existentes. “Mas essas não foram eleitas por cota e, sim, por competência”, disse. “Quantas prefeitas temos Brasil a afora que são exemplos de capacidade de gestão? Ana Karin é uma delas. O gênero independe”. Para as eleições de 2016, o líder disse que o objetivo é eleger o maior número de prefeitas e vereadoras e ampliar a bancada feminina em 2018. Ele revelou, ainda, os planos para a carreira política de Ana Karin no PRB. “Em 2018, quer ver você candidata a deputada estadual ou deputada federal”.
Autoridades políticas compareceram para acompanhar o momento, como os deputados estaduais, Gilmaci Santos, Jorge Wilson, Milton Vieira e Wellington Moura; o deputado federal por São Paulo, Vinicius Carvalho, e o vereador paulistano Souza Santos. Vereanças de diferentes municípios paulistas, como Nair Langue, de Itu, também estiveram presente. Além deles, o vice-presidente estadual do PRB em São Paulo, Sergio Fontellas, o presidente municipal, Aildo Rodrigues, a coordenadora municipal do movimento feminino, Pricila Menin, e os coordenadores do PRB Juventude SP, Luciana e Peterson Pepe, também compareceram para prestigiar o momento da posse.
Texto: Fábia Zuanetti – Coord. Ascom PRB/SP
Fotos: Anderson Castro e Lucas Campos