A reunião foi realizada na sede da Fundação Republicana Brasileira (FRB) e contou com a presença do presidente nacional interino, senador Eduardo Lopes (RJ) e do ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira (presidente nacional licenciado), além dos demais dirigentes da Executiva Nacional do PRB.
Na abertura do encontro, Marcos Pereira apresentou os números que comprovam o crescimento do partido em relação às eleições anteriores e lembrou que “em 2014, o PRB cresceu de oito para 21 deputados federais não por acaso, mas por conta de um planejamento e em 2018 não será diferente, o partido vai ampliar a participação na política brasileira”, disse o ministro, referindo-se ao crescimento do PRB nas eleições de 2016, quando saltou de 80 para 106 prefeitos e de 1.204 para 1.624 vereadores.
Em seguida, Eduardo Lopes lembrou aos republicanos com mandato sobre a necessidade de apoiar os municípios, principalmente, com a alocação de emendas e viabilização de recursos. “Já mostramos que é possível vencer nas urnas, agora precisamos corresponder à confiança do povo com muito trabalho e dedicação durante os próximos quatros anos. Está aqui o que fazer e nós estamos mostrando como fazer”, disse.
Entre os participantes estava o deputado estadual Gilberto Abramo, presidente do PRB Minas Gerais, estado que mais cresceu em número de eleitos, em relação às eleições de 2012. Lá, o partido conseguiu eleger 27 prefeitos, 28 vice-prefeitos e 273 vereadores, se tornando o estado com maior número de republicanos no comando das prefeituras. “Nosso objetivo é continuar crescendo. Uma coisa é certa: nós não ficaremos apenas com um deputado federal. Isso é fato. Até porque, como eu disse, os prefeitos eleitos pelo PRB estão conscientes da importância de eleger deputados federais. Eles têm compromisso com o partido”, declarou o presidente mineiro.
Com crescimento semelhante, São Paulo elegeu 13 prefeitos, 18 vice-prefeitos e 251 vereadores em todo o estado. Para o presidente estadual do PRB São Paulo, Sergio Fontellas, o resultado positivo das eleições foi alcançado devido a um trabalho com coordenadores, planejado conforme orientações do presidente nacional (licenciado) do partido, Marcos Pereira.
“O nosso trabalho foi baseado em um planejamento estratégico que partiu do nosso presidente Marcos Pereira, e nós procuramos seguir essa diretriz com nossos coordenadores, trabalhando intensamente em todo o estado. E com esse trabalho conjunto, apresentando boas propostas, conseguimos obter êxito nas eleições. Já temos um planejamento para manter este crescimento, queremos alcançar nossos objetivos, que é eleger deputados estaduais e federais em 2018”, afirmou Fontellas.
Também presente na reunião, o líder do PRB na Câmara, deputado federal Márcio Marinho (BA), ressaltou que “o partido está no embalo de crescimento e precisa valorizar a oportunidade para ocupar os espaços que os outros partidos estão deixando”. Ele pediu empenho máximo de todos para fazer o PRB continuar crescendo e levando desenvolvimento para o povo brasileiro
Já o deputado estadual Silvio Costa Filho, presidente do PRB Pernambuco, destacou o potencial político do partido para ajudar o País a superar esse momento de instabilidade na economia. “Esse é o momento de fortalecer o partido nos municípios e criarmos uma agenda nacional de desenvolvimento”, sustentou o republicano.
Próximo encontro
A próxima reunião da Executiva Nacional com os presidentes estaduais deverá acontecer em fevereiro de 2017, com o objetivo de debater outros temas relacionados às próximas eleições e definir as estratégias de atuação dos republicanos.
Texto: Agência PRB Nacional
Fotos: Douglas Gomes