Os deputados republicanos Jhonatan de Jesus (RR) e Vinicius Carvalho (SP) foram indicados pelo líder do PRB, deputado federal Celso Russomanno (SP), para compor a comissão especial que vai analisar a abertura de processo de impeachment presidencial. O PRB indicou também os deputados Cleber Verde (MA) e Ronaldo Martins (CE) para suplentes na comissão especial.
Na avaliação de Vinicius Carvalho, o legislador deve analisar o processo no âmbito da legalidade, observando os preceitos constitucionais e o direito de ampla defesa. “Todos são iguais perante a lei. Hoje, certamente não será uma segunda-feira típica no Congresso Nacional. Os trabalhos que se iniciam podem mudar o rumo do nosso país. E nós vamos agir pensando no avanço do Brasil, conforme a lei e a democracia que nos regem”, adiantou Vinicius.
A sessão extraordinária que vai eleger os membros da comissão está marcada para hoje, às 18h. Serão 65 deputados titulares e igual número de suplentes.
Processo de impeachment
Depois da eleição, a comissão é instalada e se reúne para eleger presidente e relator.
Dilma Rousseff terá dez sessões do plenário para apresentar sua defesa. Depois, a comissão especial vota em cinco sessões o parecer, que pode ser pela abertura ou não de processo de impedimento presidencial. O parecer aprovado segue para análise do plenário da Câmara, que dá a palavra final.
Para que a Câmara autorize a abertura de processo de impeachment contra Dilma, são necessários os votos de 342 deputados – dois terços da Casa – em votação nominal e aberta. Se o processo for autorizado, passa-se à fase de julgamento, pelo Senado Federal.
Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB, Com informações da Agência Câmara
Foto: Douglas Gomes / Ascom – Liderança do PRB