PRB deve ser o “farol” que ilumina a nação, diz Pereira nos 10 anos do partido

Marcos-Pereira-PRB-15 570x360
Pereira discursou para o plenário da Câmara lotado: o PRB assume seu protagonismo
Com o plenário da Câmara dos Deputados lotado em sessão solene que marcou o aniversário de 10 anos do PRB, na manhã de hoje (25), em Brasília, o presidente Marcos Pereira afirmou que o partido deve assumir seu papel de protagonista na política nacional e “ser um farol para iluminar a nação” neste momento “nebuloso e turbulento” pelo qual passa o Brasil. Ele disse ainda que “se há um partido com condições morais para isso, é o PRB”.
“É um desafio enorme conduzir um partido neste momento em que a política e os políticos sofrem pela falta de credibilidade. Mas o PRB é diferente!”, discursou Pereira para uma plateia formada por republicanos de todo país, além de lideranças como o ministro do Esporte, George Hilton (MG), o senador Marcelo Crivella (RJ) e o líder do partido na Câmara, deputado Celso Russomanno (SP). “Estamos empenhados em resgatar de fato a prática da boa política”, disse.
O presidente do PRB trouxe à memória o exemplo de homem público que foi o ex-vice-presidente da República Zé Alencar, um dos fundadores do partido. Convidado para a solenidade, Josué Alencar Gomes da Silva, filho de Zé, enviou mensagem agradecendo em nome da família o reconhecimento a seu pai. “O PRB reconhece que meu pai sempre se comportou como meu avô o ensinou. Ele dizia que o importante da vida é sempre poder voltar”, assinou.
Marcos-Pereira-PRB-43Pereira também agradeceu o trabalho do seu antecessor na presidência nacional, ex-deputado Vítor Paulo, a quem chamou de “bandeirante”, destacou a linha de crescimento do PRB sempre ascendente e reforçou as metas para as eleições de 2016. O líder republicano relatou sentir-se feliz ao encontrar pelo Brasil apoiadores da formação do partido, e se orgulha de ver o reconhecimento de colegas de outras siglas à qualidade do PRB.
Também discursaram o proponente da sessão solene, deputado Cleber Verde (MA), os deputados federais César Halum (TO), Alan Rick (AC), Vinicius Carvalho (SP), Beto Mansur (SP), Rosangela Gomes (RJ), além do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), e deputados do PSC, PR, PCdoB e PTB.
Você pode ver todos os detalhes da Sessão Solene em homenagem aos 10 anos do PRB aqui.
Leia o discurso do presidente Marcos Pereira na íntegra:
10 anos do PRB
Bom dia!
Senhor Presidente desta Sessão Solene, antes de tudo, eu agradeço a Deus a oportunidade de estar nesta manhã na companhia de todos. Eu me orgulho muito de ser o presidente de todos vocês. É uma alegria imensa, e também uma grande responsabilidade.
Senhor ministro do Esporte, George Hilton, senhor senador Marcelo Crivella, membros da Mesa, senhor deputado Celso Russomanno, líder do PRB nesta Casa, senhoras e senhores senadores, deputados, senhoras e senhores do Corpo Diplomático, senhoras e senhores presentes.

Este é um momento histórico para o PRB, para os republicanos e para a política brasileira. É um feito no mínimo respeitável chegar aos 10 anos de existência com uma linha de crescimento sempre ascendente. Mas mais do que isso: é olhar para esse plenário e ver tantas pessoas de bem, homens e mulheres de qualidade, trilhando essa jornada ombro a ombro com a gente.
É um desafio enorme conduzir um partido neste momento nebuloso e turbulento, em que a política e os políticos sofrem pela falta de credibilidade. Mas o PRB é diferente! E por ser diferente temos que assumir nosso papel de protagonista e indicar o caminho a seguir. Devemos ser o farol que ilumina a nação. Se há um partido com condições morais para isso, esse partido é o PRB!
Estamos empenhados em resgatar de fato a prática da boa política. Algumas pessoas me perguntam: “Mas como fazer isso?” Eu respondo: Não há outra maneira de ganhar a confiança das pessoas a não ser com bom exemplo. Neste ano participei de dezenas de eventos, em 18 estados, e em absolutamente todos eles o meu pedido aos republicanos foi o mesmo: “Vamos dar o bom exemplo”.
Exemplo como o do grande e saudoso Zé Alencar, que jamais cansaremos de invocar. Homem valoroso, de caráter ilibado, inteligente, e que nos deu a direção do que fazer, e como fazer. Ele dizia: “O PRB será um grande partido”. “O PRB vai ganhar a confiança das pessoas”. Uma pena que Zé não esteja aqui para ver o tamanho e a qualidade da “família” que ele começou em 2005.
Zé Alencar fez o caminho inverso da maioria dos políticos. Deixou um partido grande para apostar na construção de uma nova política fundamentada nos princípios republicanos que ele sempre defendeu. E fez escola. Hoje são milhares de brasileiras e brasileiros que entenderam a importância de se colocar os interesses públicos sempre acima dos interesses partidários e pessoais. É disso que nosso país mais precisa hoje.
Eu fico muito feliz ao rodar pelo Brasil e ouvir todo tipo de pessoa, das mais variadas classes sociais, etnias, credos religiosos, dizerem que o PRB é a esperança da política nacional. Dá um orgulho tremendo ver colegas de outros partidos reconhecerem nossa organização, a palavra cumprida, a honestidade no trato político, e o desejo genuíno de ajudar o Brasil. Ouço dizerem regularmente: “O PRB está pronto para crescer”. E vamos crescer ainda mais.
Também me alegra encontrar pessoas que assinaram e ajudaram na coleta das assinaturas para formar o antigo Partido Municipalista Renovador – o PMR -, rebatizado como PRB por sugestão de Zé Alencar. Essas pessoas falam com brilho nos olhos dessa participação na construção desse projeto, que ainda está em curso. É a cada um desses brasileiros que nós, seja no comando do partido ou no exercício de um mandato, devemos honrar. Não podemos perder isso de vista.
Marcos-Pereira-PRB-35O PRB só existe hoje porque alguns “bandeirantes” desbravaram o Brasil fincando a bandeira republicana. Entre esses bandeirantes estão o ex-presidente nacional, Vítor Paulo, que me antecedeu, o senador Marcelo Crivella, o primeiro deputado federal do partido, Leo Vivas, o deputado federal Cleber Verde, que acreditou neste projeto e rapidamente se juntou a nós, entre outras figuras importantíssimas que não devem jamais sair da nossa memória.
Peço a vocês que, de pé, deem uma forte salva de palmas a eles.
Não custa lembrar dos números. Esses números devem estar gravados na mente de vocês. Hoje somos mais de 300 mil filiados, e todo dia chega gente nova. São 21 deputados federais, 32 estaduais, um ministro de Estado, vários secretários estaduais, 79 prefeitos, 1204 vereadores, além de ocuparmos outras importantes posições em todo o país. Disputamos apenas três eleições gerais e duas municipais. Em 2016 será nossa terceira disputa para prefeitos e vereadores.
A meta já está traçada: precisamos eleger no mínimo 300 prefeitos e 3.500 vereadores em todo o Brasil. Os presidentes estaduais já foram orientados e serão devidamente cobrados. Teremos candidaturas importantíssimas, como a de Celso Russomanno em São Paulo, Marcelo Crivella no Rio, a ex-senadora Serys Slhessarenko em Cuiabá, além de cidades grandes, médias e pequenas. Tenho ido pessoalmente onde é possível para consolidar esses projetos.
Onde for possível fazer um bom debate político em favor das cidades, devemos lançar candidaturas. As chapas de vereadores devem ser prioritariamente completas, sem ficar na dependência de coligações. Precisamos caminhar com nossas próprias pernas se quisermos avançar. Afinal de contas, partido que quer crescer tem que disputar eleição. Ou seja, “time que não entra em campo não tem torcida.”
Mas o mais importante ainda precisa ser feito: tirar a política brasileira das páginas policiais e mostrar ao cidadão de bem que há, sim, esperança! O PRB é nossa trincheira contra os corruptos e corruptores, é nossa bandeira em favor do republicanismo.
Ser republicano é elevar a “coisa pública” em detrimento da “coisa minha”. É combater favorecimentos a uns poucos, e exaltar os interesses coletivos. É construir políticas públicas eficazes e condenar a ineficiência, os privilégios e a corrupção. Ser republicano é amar o Brasil como ele é: um país de todos de verdade.
Faltam estadistas. Faltam líderes políticos comprometidos com as próximas gerações. O País precisa de homens e mulheres de visão que transmitam valores à nação. São esses valores que garantirão o nosso futuro. Vivemos momentos difíceis na economia. Não se via situação semelhante em 20 anos. Paramos de crescer. Estamos regredindo. Isso é inadmissível.
Esse cenário é fruto da falta de diálogo, da arrogância e da própria corrupção, que rouba dos brasileiros não só o dinheiro dos impostos, mas a própria esperança.
Mais uma vez, de público, afirmo: o PRB pode e quer contribuir para reverter esse cenário desolador. E quero que todos vocês estejam comigo nesse mesmo espírito. Temos um país inteiro pra ganhar. Vocês precisam me ajudar a transmitir aos brasileiros nosso jeito de fazer política. Sozinho eu até vou mais rápido, mas juntos vamos mais longe. É possível ir mais longe, quem sabe apresentando em 2018 uma candidatura para Presidente da República. Já tivemos Zé Alencar como vice, por que não?
Parabéns PRB, parabéns a vocês que constroem todos os dias os alicerces do nosso partido e da nossa nação.
Obrigado!

Marcos Pereira – advogado e presidente nacional do PRB

Por: Diego Polachini – Comunicação – Presidência Nacional

Fotos: Douglas Gomes