
O auditório ‘Zé Alencar’ ficou pequeno. O evento ocorreu na sede estadual do PRB, em São Paulo. Em seu pronunciamento, Pereira falou da importância do esporte, em especial as artes marciais, na educação das crianças, e defendeu a volta da obrigatoriedade da educação física como disciplina escolar. Para ele, o resgate do respeito que tem se perdido, passa pela prática esportiva.
“Vivemos uma crise moral não só no Brasil, mas em todo o mundo. Não estamos ensinando disciplina a nossos filhos, coisa que eu aprendi com minha avó, mas que as artes marciais têm um grande poder de ensinar”, destacou. O presidente do PRB pontuou que os novos filiados chegam a um “partido ficha limpa, que preza pela ética e transparência, com os interesses públicos em primeiro lugar”.

O líder republicano abonou simbolicamente as fichas de filiação dos presidentes das federações paulistas de Boxe, Maria Aparecida de Oliveira (a Cidinha) e de Karatê, José Carlos de Oliveira (sensei Zeca). Pereira foi homenageado com várias medalhas, placas e até um cinturão de boxe, oferecido pela entidade. “O PRB ganha em qualidade com a chegada de todos vocês”, afirmou.
Num discurso emocionado, Madeira disse que cada professor é tido como “herói” pelos seus alunos. Ele usou seu pai, falecido sensei Chacal, como exemplo de conduta e respeito. “No leito de morte, suas últimas palavras para mim foram: um guerreiro nunca morre”, contou. Dessa forma, o secretário convocou os professores a militar na política a fim de fazer mais pelo esporte e pela educação, além do que já fazem no cotidiano.

O presidente municipal do PRB, Aildo Rodrigues, reforçou a importância de disputarem as eleições para vereador, prefeito e vice-prefeito. Ele aproveitou para pedir empenho na potencial candidatura de Celso Russomanno em São Paulo e garantiu que ali daquele meio sairiam os futuros representantes do partido. “Temos um projeto de médio e longo prazo. Quero que vocês façam parte dele”.
Representando o ministro do Esporte, George Hilton, que está em Toronto, no Canadá, na abertura dos Jogos Para-Panamericanos, Marcelo Rigotti, apaixonado por artes marciais, afirmou que a etimologia da palavra ‘samurai’ é “aquele que serve”. Ele usou a expressão para convidar professores e alunos a “servirem” na vida pública assim como já o fazem nos tatames.
Presidentes elogiam trabalho de Madeira

Já o sensei Zeca, ovacionado pela maioria dos presentes, agradeceu a Madeira pelo convite e pela força de vontade. Ele revelou que o karatê tem hoje a atenção merecida. “Finalmente chegou a oportunidade de fazermos um bom trabalho”. Se depender da torcida, que chamou Zeca de “deputado”, ele deve ser um dos pré-candidatos nas próximas eleições.

Participaram do evento o deputado estadual Gilmaci Santos (PRB); a secretária estadual adjunta de Esporte, Lívia Galdino; a coordenadora estadual do PRB Mulher, Thábata Yamauchi, além de representantes de outras entidades esportivas, políticas e demais autoridades.
Por: Diego Polachini – Comunicação – Presidência Nacional
Fotos: Alison Leite