Para investir em Saúde, Prefeitura de Cruzeiro opta em não promover Carnaval em 2016

BOSQUE MUNICIPAL (1)
A intenção do governo local é investir a verba que seria destinada à infraestrutura, seguranças e shows em áreas como Segurança, Educação, Saúde e na melhoriado atendimento prestado na Santa Casa de Misericórdia

Administração Municipal acredita que atual cenário econômico brasileiro desfavorece realização do evento, preferindo, assim, reforçar financeiramente projetos nas áreas da Educação, Segurança, Infraestrutura e Saúde; segundo prefeita Ana Karin Dias Almeida Andrade (PRB-SP), providências incluem melhorias no atendimento prestado na Santa Casa de Misericórdia da cidade

Com o objetivo de ampliar os investimentos na Saúde de Cruzeiro-SP, a prefeita Ana Karin Dias Almeida Andrade (PRB-SP) anunciou oficialmente nesta semana que a cidade não terá Carnaval em 2016. Neste ano, a folia do momo será comemorada em 9 de fevereiro (terça-feira). A intenção do governo local é investir a verba que seria destinada à seguranças e shows no período carnavalesco em áreas como Infraestrutura, Segurança, Educação e Saúde, com ênfase em melhorias no atendimento prestado na Santa Casa de Misericórdia, que, desde outubro de 2015, encontra-se sob intervenção municipal.

Os gastos com o Carnaval de Cruzeiro estavam estimados em aproximadamente R$ 300 mil. Tendo em vista à delicada situação econômica pela qual o Brasil passa não de hoje, a chefe do Poder Executivo cruzeirense achou melhor, contudo, adotar a política do contingenciamento de gastos, apesar de determinar aos setores de Cultura e de Turismo da prefeitura providências para a realização de atividades alusivas à data sem altos investimentos que ofereçam entretenimento de qualidade e segurança, de forma gratuita, para crianças, jovens e adultos da cidade.

Ana Karin acredita que o aporte que seria empregado na festa popular deva ser destinado a segmentos como Infraestrutura, Educação, Segurança e Saúde – este último com prioridade, em razão dos altos e baixos que vitimam a Santa Casa do município e que há quatro meses está sob intervenção do Executivo. A prefeita de Cruzeiro lembra, ainda, que a cidade conta com repasses baixos por parte das esferas superiores (União e Governo do Estado de São Paulo) e não detém arrecadação local “grandiosa” em comparação a outros municípios brasileiros:

“Por tudo isso, a Secretaria Municipal de Relações Institucionais, responsável pelas ações de Cultura e de Esporte de Cruzeiro, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, está alinhavando uma agenda que ofereça entretenimento à população no Carnaval, mas sem que para isso tenhamos gastos vultuosos. O que seria aplicado no Carnaval será destinado a outros projetos, incluindo aí à Santa Casa. A manutenção de seu funcionamento tem sido um dos nossos maiores desafios, desde que reassumi a prefeitura”, complementa a política.

Festa com a família

Segundo Ana Karin, as atividades referentes ao Carnaval em Cruzeiro neste ano vão acontecer no Bosque Municipal “Rogério Mariano” (rua Pedro Ribeiro da Silva, s/nº, I Retiro Mantiqueira), com entrada franca.

No sábado, no domingo e na segunda-feira (6, 7 e 8 de fevereiro, respectivamente), o público infantil e os adultos poderão se divertir nas matinês, ao som das tradicionais marchinhas e demais sucessos musicais. As sessões terão início às 15 horas, com término previsto para as 19 horas.

Como de costume, a Prefeitura de Cruzeiro também vai apoiar o “Rebanhão”, encontro promovido durante o Carnaval pela comunidade católica da cidade. O apoio ainda será oferecido ao segmento evangélico do município, para a realização dos tradicionais retiros espirituais, que acontecem neste período em algumas escolas cruzeirenses.

Texto: Rafael Rodrigues e Carla Fiamini – Ascom Prefeita Ana Karin Andrade

Fotos: Wesley Ribeiro