O republicano Anselmo Bastos, residente de Sorocaba, é um internauta ativo nas redes sociais. No início do mês, ele encabeçou a campanha Novembro Azul que, desde 2012, se tornou referência na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde.
O projeto é realizado durante o ano todo, mas tem seu ápice no mês de novembro. O público-alvo são homens a partir de 40 anos de idade e grupos que participam do processo de prevenção e cuidados, como familiares e parceiros.
“O objetivo é quebrar o preconceito e conscientizar a população sobre a importância da realização dos exames periódicos relacionados ao câncer de próstata, que é o segundo mais recorrente em brasileiros, perdendo apenas para o câncer de pele”, informou Bastos.
Sobre o problema
O câncer de próstata atinge grande parte da população masculina e, mesmo assim, ainda é um tema que enfrenta muitas barreiras. Quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista e, em 2014, a projeção é de que 12 mil vão morrer da doença em função da descoberta em estágio avançado.
Texto de Site Novembro Azul
Adaptado por Danielli Guerson – ASCOM – PRB/SP