O advogado e especialista em direitos do consumidor Vinicius Carvalho foi empossado coordenador estadual do movimento e já anunciou sua primeira ação de trabalho. “Em julho, realizaremos o 1° Fórum Estadual de Debates, com o tema principal: A representatividade do terceiro setor na assistência social. O evento vai reunir entidades e especialistas da assistência social do Estado de SP para discutir como as políticas públicas podem ser mais bem elaboradas e aplicadas na realidade destas instituições”, afirmou.
Segundo Carvalho, a experiência de vida e também como ex-coordenador de ação social irá ajudá-lo a conduzir o novo movimento em prol dos mais necessitados. “A maioria das pessoas sabem que sou nascido e criado no Morro Pavão Pavãozinho, no Rio de Janeiro. Sei o que é ser esquecido pelo poder público em todas as áreas: saúde, educação, segurança. As entidades sociais são um elo entre os governantes e os mais necessitados. Por isso, precisamos fortalecer esse trabalho”, destacou.
Com histórico de gestão padrão de entidades sociais, a psicóloga Patrícia Ianda também irá apoiar a organização do evento.” Queremos mostrar a diferença entre assistência e assistencialismo. Nós, que estamos na ponta do processo, enfrentamos problemas que só podem ser resolvidos pelo poder público. Precisamos de uma liderança que tenho conhecimento da causa e, acima de tudo, boa vontade. O Vinicius é esta pessoa”.
Ainda sobre a coordenação de Carvalho, Carlos Baltazar afirma que a criação do movimento é de grande importância: “O PRB Igualdade e Desenvolvimento Social traz um novo olhar e uma nova forma de representatividade para as entidades. Este movimento reflete também o espírito republicano de gestão, que preocupa-se em diminuir as desigualdades sociais”.
Com o apoio da Fundação Republicana, o fórum está previsto para acontecer no dia 19 de julho, em local a definir.
Danielli Guerson – Coord. de Comunicação PRB/SP