O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira (PRB), embarcou na noite de ontem (05/07) para Xangai, na China, onde vai liderar a delegação brasileira no Encontro de Ministros de Comércio do G20, que será realizado nos dias 9 e 10 de julho. Na agenda, também estão previstos encontros bilaterais com China, Países Baixos, Espanha e União Europeia, além de visitas a empresas chinesas do setor de tecnologia da informação.
Com o ministro de comércio chinês, Gao Hucheng, está prevista uma conversa sobre o panorama do comércio bilateral, com especial atenção ao setor de aviação civil; sobre as possibilidades de estreitamento das relações entre os dois países e de cooperação em comércio de serviços. Com a ministra do Comércio Exterior e Cooperação dos Países Baixos, Liliane Ploumen, e com o secretário de Estado de Comércio da Espanha, Jaime García-Legaz, os principais temas serão as negociações Mercosul-UE, as relações comerciais e os investimentos bilaterais.
Já com a comissária de Comércio da União Europeia, Cecilia Malmström, além das negociações Mercosul-UE e de possíveis impactos da saída do Reino Unido daquele bloco, será abordada a agenda do G20 e a possibilidade de trabalho conjunto em relação ao tema de apoio doméstico em agricultura.
A agenda do Encontro de Ministros de Comércio do G20 terá quatro sessões
Sábado (9 de julho)
Reunião de ministros do comércio do G-20 financeiro – Primeiro dia
9h – Abertura
10h – Sessão 1: Fortalecimento do Comércio no G20 e Mecanismos de Investimento
• Debate sobre como melhorar e avançar sistematicamente os esforços do G20 para incrementar comércio e investimentos internacionais.
11h – Sessão 2: Apoio ao Sistema Multilateral de Comércio
• Pronunciamento do Diretor-Geral da OMC, Roberto Azevêdo, sobre as reuniões de Ministros em Genebra sobre o programa de trabalho pós-Nairobi e desdobramentos.
• Debate sobre o Sistema Multilateral de Comércio (combate ao protecionismo, transparência em Acordos Regionais, ratificação e implementação do Acordo de Facilitação de Comércio da OMC)
15h – Sessão 3: Promoção do crescimento do comércio mundial e a cooperação em políticas de investimento
• Implicações da desaceleração do comércio global e possíveis iniciativas por parte do G20.
• Contexto atual sobre os fluxos de IED; possíveis ações e iniciativas do G20, incluindo a formulação de princípios para a elaboração de políticas de investimento.
Domingo (10 de julho)
Reunião de ministros do comércio do G-20 – Segundo dia
9h – Sessão 4: Promovendo Cadeias Globais de Valor coordenadas e inclusivas
• Meio de apoio a países em desenvolvimento e às PME’s para participar das Cadeias Globais de Valor, e iniciativas de capacitação a respeito.
12h30 – Coletiva de imprensa
Texto e foto: Ascom – MDIC