São Paulo (SP) – Na noite de segunda-feira, 26, o deputado estadual Milton Vieira (PRB-SP) homenageou o superintendente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), Antonio José Rodrigues Pereira, com o Colar de Honra ao Mérito Legislativo. A sessão solene aconteceu no plenário Juscelino Kubitschek, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
O deputado republicano disse que essa “é uma homenagem do legislativo” e explicou ter sido motivado a solicitar a entrega do colar por perceber o esmero com que o superintendente trata a instituição e os funcionários. “Ele é mediador e apaziguador”, disse Vieira. Antonio Pereira agradeceu a homenagem e disse representar os 22 mil funcionários do hospital. “Sozinho não podemos nada, juntos podemos muito”, afirmou o superintendente.
Em seu discurso, Pereira se emocionou inúmeras vezes ao contar a sua trajetória, também provocou risos e palmas dos presentes ao explicar como um engenheiro civil tornou-se superintendente de um renomado hospital. A mesa da Alesp foi composta por admiradores e amigos de Antonio Pereira, como os professores doutores José Otávio Costa Auler Junior, Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, Luiz Augusto Carneiro D’ Albuquerque, Alberto José da Silva Duarte, que também é presidente do Conselho Diretor do Instituto Central do HC e da FMUSP e professor titular de patologia clínica da FMUSP.
Em seus discursos, os médicos do hospital lembraram da importância e do pioneirismo da unidade. O HC foi referência no enfrentamento dos recentes casos de febre amarela no estado, realizando um procedimento inédito no mundo – um transplante de fígado em paciente com hepatite fulminante provocada pela doença.
O professor doutor Alberto José da Silva Duarte está no HC desde 1971 e lembrou a importância de colocar o paciente em primeiro lugar, disse ainda que o atual superintendente não fica muito tempo parado em sua sala, mas visita e acompanha toda a rotina. “Ele é uma pessoa apaziguadora, trabalhando e entendendo as necessidades do hospital”, o professor afirmou também que Pereira consegue aplacar os “egos dos professores titulares”, algo, segundo ele, não muito simples.
A dedicação e o entusiasmo do dirigente foram lembrados por diversos de seus companheiros de trabalho, como a professora doutora Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, que testemunhou a transformação do hospital durante a atual gestão. “Sua dedicação e entusiasmo nos levaram para um horizonte de excelência difícil de imaginar durante uma das mais graves crises financeiras vivenciadas pelo HC”, recordou a médica.
O Colar de Honra ao Mérito Legislativo recebido por Antonio José Rodrigues Pereira é considerado a maior honraria da Assembleia Legislativa de São Paulo e homenageia personalidades que se destacam em serviços prestados à sociedade.
Texto e foto: Ascom Liderança do PRB na Alesp