Lei de autoria de Wilson Zuffa vai incentivar a doação de sangue em Barueri

Lei de autoria do vereador republicano institui no calendário da cidade a campanha “Junho Vermelho”
Lei de autoria do vereador republicano institui no calendário da cidade a campanha “Junho Vermelho”


Barueri –
Lei de autoria do vereador Wilson Zuffa (PRB) institui no calendário da cidade de Barueri, este ano, a campanha Junho Vermelho, que será dedicada a doação de sangue no município paulista.

De acordo com o parlamentar republicano, a ação ‘Junho Vermelho’ vai mobilizar a cidade por meio de campanhas de conscientização neste período de inverno em que os estoques de sangue são reduzidos e costumam cair em cerca de 30% nos hemocentros. Por outro lado, lembra o parlamentar, neste mês há um aumento nos casos de infecções respiratórias e de acidentes nas estradas devido às férias, fazendo com que o número de pessoas que precisam de doação seja maior.

 “A conscientização é a melhor forma de mostrar aos munícipes da nossa cidade a importância do ato de doar sangue. A doação em Barueri tem que se tornar um hábito entre todos os moradores, não apenas durante o mês de junho, mas ao longo de todo o ano, até porque temos em nosso município um banco de sangue”, ressaltou Wilson Zuffa.

O movimento já tem sido assunto em campanhas regionais e nacionais uma vez que em 14 de junho é conhecido como o “Dia Mundial do Doador de Sangue”, e em Barueri, destaca Zuffa, o objetivo é alcançar o maior número de doadores para suprir as eventuais demandas da época.

“A gratificação de saber que seu sangue pode salvar a vida de um semelhante não tem preço. Devemos semear e compartilhar as boas ações em prol de todos aqueles que necessitam de uma assistência, nada melhor que partir de um pequeno gesto que pode mudar significativamente a vida de outra pessoa”, destacou Zuffa.

De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação é que, no mínimo, 5% da população sejam doadores de sangue. No Brasil, esse número chega a apenas 2%.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Ascom – vereador Wilson Zuffa