A Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos aprovou em primeira discussão projeto de lei de autoria do vereador do PRB, José Nelson, que estabelece diretrizes de ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos órgão públicos.
Após levantamento que aponta cerca de 20 mil moradores com surdez, o vereador elaborou projeto que determina a realização de cursos gratuitos de Libras para servidores públicos, visando para atender a esta parcela da população.
Segundo o parlamentar, os deficientes atualmente não recebem atendimento adequado nos órgãos públicos por falta de especialização dos servidores. Quando há a necessidade pontual de atendê-los, é contratado um profissional para fazer a interpretação dos sinais.
“Alguns órgãos já estão aguardando o curso ser ministrado, tamanha a necessidade de atender aos deficientes. A Secretaria de Promoção Social, por exemplo, precisa frequentemente se comunicar com eles e a verdade é que ninguém está apto para atendê-los de maneira eficiente”, contesta Nelson.
Para execução do projeto, a administração da cidade poderá firmar convênios com instituições especializadas na inclusão deficientes. O projeto também propõe identificar qualquer tipo de irregularidade na execução do programa e emitir relatórios técnicos de acompanhamento a cada bimestre. O curso também será aberto para a população.
Danielli Ferreira – ASCOM-PRB/SP