Após a morte precoce de sua primeira esposa por negligencia médica, ele decidiu que lutaria por esta causa para que outras pessoas não passassem por situações similares. “A partir daí, esta virou minha bandeira de vida”, afirmou.
Com o aumento da demanda, Celso viu a necessidade de criar uma estrutura para atendimento e centralização das solicitações. Desde então, o instituto já realizou gratuitamente mais 320 mil casos de pessoas que tiveram seus direitos do consumidor violados. “Nossa margem de casos solucionados é de 98%”, orgulha-se.
Candidato à deputado federal em 2014, Celso afirma que, se eleito, pretende focar seu mandato em projetos que envolvam o direito do consumidor e atuar ainda mais energicamente nas empresas campeãs de reclamações, como o setor bancário e telefônico. “Ao longo dos 16 anos que atuei como deputado federal meu foco foi esse e continuará sendo”, garantiu.
Uma vez que se sinta lesado, Celso orienta que o consumidor deve, primeiramente, pedir à loja o código de defesa do consumidor. “Fui relator da lei que obriga todos os estabelecimentos a manterem disponível para consulta o código de defesa do consumidor e esta deve ser o primeira solicitação quando o cliente entender que seus direitos estão sendo violados. Com o código em mãos é mais fácil negociar “, explica.
Se, após a negociação, ainda assim as partes não chegarem a um acordo, o consumidor pode então procurar o INADEC. “Sempre reforço que nosso atendimento é para direitos do consumidor. Muitas pessoas confundem e nos procuram para direitos trabalhistas ou familiar e nós não fazemos este atendimento” esclarece.
Embora seja possível se associar ao instituto pelo valor anual de R$40 anuais, é o próprio deputado que mantém financeiramente o instituto. “Sei da importância do INADEC para milhares de pessoas, por isso faço questão de manter essa porta aberta. Temos um código excelente, mas a prestação de serviço ainda é péssima”.
Para quem quer conhecer mais sobre direitos do consumidor, Celso Russomanno faz parte da equipe do Programa da Tarde e comanda diariamente, às 14h30, o quadro ‘Patrulha do Consumidor’ que esclarece leis e direitos dos consumidores.
Informações sobre o instituto no site: http://www.inadec.org.br/
Danielli Guerson – ASCOM – PRB/SP