Ibope mantém Tiririca e Russomanno na frente

Tiririca e Russomanno lideram disputa para deputado federal, diz Ibope
O palhaço Tiririca (PR) e o apresentador Celso Russomanno (PRB) lideram pesquisa de intenção de voto para deputado federal em São Paulo, segundo o Ibope. A pesquisa foi divulgada na semana passada pelo jornal Folha de São Paulo e atualizada na quinta-feira (26) após nova rodada de 2002 entrevistas em 96 cidades do estado, levando-se em conta apenas as menções espontâneas.
Tiririca segue numericamente à frente de Russomanno. Na sequência, bem abaixo dos dois primeiros, aparecem o ex-prefeito Paulo Maluf (PP), o deputado estadual Baleia Rossi (PMDB) e os deputados federais pastor Marco Feliciano (PSC), Bruna Furlan (PSDB) e Rodrigo Garcia (DEM). A pesquisa faz parte de uma nova modalidade de levantamentos oferecida pelo Ibope e pode ser “comprada” na loja do instituto na internet.
Tiririca X Russomanno
Tiririca e Russomanno têm em comum a alta popularidade conquistada através da televisão, porém com atuações completamente distintas. O primeiro é humorista e intérprete de músicas como ‘Florentina’ e ‘Eu sou chifrudo’. Já o outro é considerado o principal ícone na defesa do consumidor há mais de 20 anos. Tiririca disputa sua segunda eleição, enquanto Russomanno coloca o nome à prova pela oitava vez – foi quatro vezes deputado federal.
As diferenças entre Tiririca e Russomanno aumentam quando analisadas as atuações parlamentares de cada um. Embora o palhaço-deputado tenha se destacado pela assiduidade, os poucos projetos de lei apresentados por ele são voltados unicamente ao mundo do circo. Nenhum foi aprovado. Nesses quase quatro anos, ele também não usou nenhuma vez a tribuna da Câmara para discursar ou defender a aprovação de alguma matéria.
Russomanno, por sua vez, foi deputado de 1995 a 2010 com a atuação sempre ligada à defesa do consumidor. Ele também foi relator dos projetos que criaram o Estatuto do Torcedor e da Pessoa com Deficiência, foi membro da comissão que elaborou o Estatuto do Idoso e vice-presidente da CPI do Narcotráfico, que culminou na prisão dos maiores traficantes do país. Paralelamente, o candidato do PRB manteve seu quadro de defesa do consumidor na televisão.
Com sua propaganda eleitoral debochada, Tiririca não apresenta uma única proposta para o país nem mostra resultados conquistados durante seu primeiro mandato. Em 2010, o palhaço-candidato recebeu 1,3 milhão de votos. O resultado tornou Tiririca o segundo deputado mais votado do Brasil, perdendo apenas para o falecido Enéas Carneiro, que em 2006 recebeu quase 1,6 milhão de votos.
Russomanno vem de uma derrota na disputa para prefeito de São Paulo, em 2012, ocasião em que foi duramente atacado pelos adversários, sobretudo por Fernando Haddad, do PT. Mesmo não disputando o segundo turno, o apresentador arrebanhou 1,3 milhão de votos na Capital. Ele também havia disputado o governo do estado em 2010, terminando o pleito em terceiro lugar. Em 2006, sua última disputa como deputado, Russomanno recebeu quase 600 mil votos.
Agora, Tiririca e Russomanno devem “duelar” pelo título de mais votado no estado de São Paulo. Pelo que indicam as pesquisas, o palhaço deve levar vantagem. O defensor do consumidor tem menos de uma semana para virar o jogo. Será que ele consegue?
Leia a matéria publicada no jornal Metrô News, clicando aqui.
 

Fonte: Metrô News